REVISTA TAE - Sisagua lança serviço na web para recebimento de dados

Esta notícia já foi visualizada 4423 vezes.

Sisagua lança serviço na web para recebimento de dados

Data:15/12/2016- Fonte:Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - Assemae

Os municípios brasileiros têm agora uma nova ferramenta de gestão para o controle da qualidade da água. Trata-se de serviço eletrônico (web service) do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que desde o dia 08 de novembro passou a receber pela internet os dados de controle mensal relacionados ao tema. A Assemae orienta que os municípios acessem o site (clique aqui) para conhecer a funcionalidade da plataforma e autenticar os dados de conexão ao sistema.

Segundo o Ministério da Saúde, a ferramenta permite integrar as informações dos serviços de abastecimento de água para consumo humano, possibilitando o envio dos dados sem a necessidade de digitação, o que garante maior celeridade ao processo e reduz a probabilidade de erros.

A decisão de utilizar o novo sistema eletrônico deve ser de comum acordo entre o prestador do serviço de abastecimento de água e os gestores do Programa de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua) no município ou estado. Os documentos para a migração dos dados estão disponíveis pelo site do Vigiagua (clique aqui), na área denominada “Integração Sisagua (Controle mensal)”.

Sobre o Sisagua

O Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) tem como objetivo auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção de agravos e de promoção da saúde, previstas pelo SUS.

O Sisagua armazena informações cadastrais sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água para consumo humano e de qualidade da água, a partir da participação dos prestadores do serviço (controle) e setor de saúde (vigilância).




+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade