REVISTA TAE - Höganäs entrega solução customizada de tratamento de efluentes na SKF do Brasil

Esta notícia já foi visualizada 515 vezes.

Höganäs entrega solução customizada de tratamento de efluentes na SKF do Brasil

Data:18/12/2017- Fonte:Höganäs

A Höganäs, empresa sueca de pós metálicos, e SKF inauguram uma nova solução de tratamento de efluentes industriais na SKF do Brasil, em São Paulo.

“A proposta da Höganäs atendeu nossos critérios orientados a tecnologia e inovação", diz Claudinei Reche, presidente da SKF para a América Latina.

Höganäs Brasil e parceiros locais entregaram uma solução completa com base na exclusiva tecnologia de eletrocoagulação Cleanit® EC (com patente pendente) para a SKF do Brasil. O processo customizado foi projetado para reduzir óleo, graxa e sólidos em suspensão e coloides nas águas residuais da planta de rolamentos.

O interesse principal da SKF do Brasil era atualizar sua instalação de tratamento de efluentes existente com tecnologia de ponta para exceder as regulamentações ambientais atuais.*

Este projeto completo combina a tecnologia Cleanit® EC da Höganäs com etapas adicionais de polimento, uma solução de descarga de líquido zero (ZLD) que permite que a SKF reutilize as águas residuais tratadas e, assim, reduza drasticamente seu consumo de água subterrânea.

“Nós fizemos uma série de pesquisas de tecnologias, entre conhecidas e já estabelecidas no mercado e novas tecnologias e automação. A Höganäs teve muito sucesso em atender todas as nossas expectativas em termos de prazos, eficiência de custos e em oferecer uma solução sustentável", diz Sidney Silva, Sistema de Gestão da Qualidade & Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da SKF.

Como prazo era essencial para a SKF, o projeto foi executado e entregue em apenas 90 dias.

Uma solução verde, inovadora e econômica, de ponta a ponta

Cleanit® EC também oferece custos operacionais significativamente menores e requer adição química bem inferior em comparação com tecnologias alternativas. A lodo produzido não é tóxico e pode ser facilmente depositado em aterro. O projeto do processo é robusto o suficiente para atender mudanças no fluxo e na concentração de contaminantes.

Os eletrodos porosos patenteados de Cleanit® EC são feitos de metal reciclado, utilizando energia hidrelétrica verde para completar o processo circular (C2C – Cradle to Cradle).

“A melhor tecnologia para qualquer tratamento de efluentes será o resultado de sustentabilidade e inovação, e o Cleanit® EC está bem posicionado neste sentido", destaca Marcio Carvalho, Diretor de Inovação e Tecnologia da Höganäs.

“Esta é a primeira comercialização de nossa inovadora e disruptiva tecnologia, Cleanit® EC, no Brasil. A partir disso, podemos mostrar esta solução verde, estabelecer suas vantagens de CAPEX-OPEX, demonstrar a facilidade de executar o sistema e comprovar nossa capacidade de fornecer uma solução específica para cada necessidade", diz Avinash Gore, Presidente da Área de Negócios Ambiental da Höganäs.



A estação de tratamento será comissionada a partir de 14 de dezembro na principal instalação industrial da SKF, localizada em Cajamar (São Paulo, Brasil).

*Cleanit® EC trata efluentes industriais, melhorando o próprio processo da natureza para quebrar o material orgânico em dióxido de carbono e água. As bactérias presentes na água contaminada (microorganismos) usam matéria orgânica como fonte de alimento, através da oxidação em que o oxigênio é consumido. Isso é chamado de DBO, Demanda Bioquímica de Oxigênio. DQO, Demanda Química de Oxigênio, é uma medida da quantidade total de oxigênio necessária para oxidar todo o material orgânico em dióxido de carbono e água.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade