REVISTA TAE - Governo de São Paulo dá início a obras de tratamento de esgoto no ABC

Esta notícia já foi visualizada 161 vezes.

Governo de São Paulo dá início a obras de tratamento de esgoto no ABC

Data:09/01/2018- Fonte:Sabesp


O governador Geraldo Alckmin iniciou nesta segunda-feira (8) as obras do Programa Pró-Billings, que vai ampliar a coleta e o tratamento de esgoto no ABC. Serão instaladas novas tubulações e bombas que transportarão os rejeitos de 250 mil pessoas até a Estação de Tratamento de Esgotos. Cerca de 83 mil imóveis serão beneficiados com o investimento, realizado em diversos bairros de São Bernardo do Campo. A iniciativa vai beneficiar indiretamente os demais municípios do ABC com a valorização da represa Billings e dos córregos e rios. Acompanharam o início das atividades, o presidente da Sabesp Jerson Kelman, e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga. 

Financiado com recursos da Sabesp, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e do BNDES, o Pró-Billings fará obras e ações para melhorar a qualidade da água desse importante manancial urbano e para contribuir com sua preservação. Mais de 1 bilhão de litros de esgoto por mês passarão a ser coletados e tratados.

Nesta segunda-feira, começaram os trabalhos na região do Alvarenga, que beneficiará moradores de bairros como Imigrantes, Jardim Laura, Las Palmas, Los Angeles, Pinheirinho e Represa. Serão 34 estações elevatórias para o bombeamento de esgoto, 51 km de redes coletoras e 9,5 km de coletores-tronco (tubulações de grande porte). O investimento de R$ 89,4 milhões estará concluído em 2020. Nessa fase, a obra irá gerar cerca de 500 empregos.


Uma segunda etapa de obras será lançada também neste ano, beneficiando com coleta e tratamento de esgoto mais de 40 bairros de São Bernardo. O edital de licitação do segundo lote está concluído e será publicado até o final deste mês, com um investimento de R$ 108 milhões. As obras devem gerar nessa fase mais 700 empregos diretos. Serão atendidos nessa etapa os seguintes bairros: Alvarenga, bairros dos Casas, Batistini, Cama Patente, Comodoro, Divineia, Jardim Alvorada, Jardim Campestre, Jardim Castelo Branco, Jardim Central, Jardim Cláudia, Jardim Detroit, Jardim do Lago, Jardim Ipanema, Jardim Ipê, Jardim Marco Polo, Jardim Nova Patente, Jardim São Jorge, Jardim Senhor do Bonfim, Jardim Skaff, Jardim Thelma, Lavras, Luiz Marçon, Nossa Casa, Nossa Terra, Nosso Lar, Pantanal, Parque das Flores, Parque Esmeralda, Parque Espacial, Parque Havaí, Parque Veneza, Peixoto, Sítio Bom Jesus, União e Força, Vila Bosque, Vila Carminha, Vila Norma, Vila Nova, Vila Nova Jardim, Vila Santa Mônica e Vila Vitória.

O Programa Pró-Billings beneficiará ao todo, com as duas etapas, 83.300 imóveis, onde moram cerca de 250 mil pessoas. Além de contribuir com a melhoria das águas da represa, o Pró-Billings tem como objetivo melhorar a infraestrutura urbana e, consequentemente, a qualidade de vida dos moradores e as condições sanitárias da região. O programa ajuda a elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a reduzir a mortalidade infantil e doenças de veiculação hídrica, entre outros benefícios.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade