REVISTA TAE - Limpeza de dois lagos retira volume fantástico de lixo em São José dos Campos

Esta notícia já foi visualizada 99 vezes.

Limpeza de dois lagos retira volume fantástico de lixo em São José dos Campos

Data:10/01/2018- Fonte:Envolverde

Julio Ottoboni 

A limpeza de dois lagos em São José dos Campos resultou na retirada de um volume fantástico de lixo dos afloramentos de água. Segundo o cálculo dos engenheiros da prefeitura local conseguiu retirar 2.425 toneladas de lixo jogado pela população. O que preocupou ambientalistas e técnicos de meio ambiente da prefeitura, pois constantemente há campanhas de conscientização das comunidades sobre a poluição dos corpos dágua.

Apenas no lago do Parque Interlagos foram retirados 2.400 toneladas, ou seja, com um peso equivalente 19 jatos 787 da Boeing vazios, feitos para transportar 335 passageiros. Essa peso calculado pelos engenheiros foi em apenas lixo e entulho depositados no local. Se lançou para dentro do lago desde sofás, portas, janelas, cadeiras, colchões, garrafas PET, vasos, pneus, diversos móveis e materiais de construção. Além de muita vegetação e lodo.

O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e demorou mais de duas semanas para ser concluído. O lago, um afloramento natural das águas subterrâneas da bacia do Paraíba do Sul, tem cerca de 45 mil metros quadrados , com uma profundidade média de 1,50 metro e uma volumetria hídrica de 67,5 mi metros cúbicos. Esse é um dos maiores lagos naturais da região.
O lugar não passava por uma limpeza há 12 anos. O lixo e os entulhos retirados do local encheram 600 caminhões, com quatro toneladas cada. Este material foi recolhido pela empresa contratada pela prefeitura, que vai realizar o descarte ambientalmente correto. Só de garrafas PET foram três caminhões cheios, algo próximo as 12 toneladas. Algo próximo a 15 carros populares.

Todo trabalho foi realizado em 16 dias úteis e dividido em duas etapas. A primeira fase consistiu na limpeza manual no entorno do lago, com a retirada de mato e vegetação existente com o auxílio de um barco. Na segunda, os funcionários usaram uma retroescavadeira e uma escavadeira.
As equipes de trabalho também realizaram serviços de limpeza e desobstrução das galerias de águas pluviais que deságuam no lago. Com a limpeza concluída o entorno terá um aumento na segurança do lugar com uma nova iluminação pública e a manutenção do sistema já existente, com troca de lâmpadas e restabelecimento do circuito elétrico.

Em setembro último, também se realizou a limpeza do lago do bairro Pousada do Vale, na zona leste da cidade, retirando do local 25 toneladas de lixo. O trabalho, executado pelo menos uma vez por ano deu-se em duas etapas. Na primeira foram retiradas 25 toneladas de lixo de dentro do lago e de seu entorno, com a utilização de uma retroescavadeira.

A máquina recolheu vegetação, pneus, carpetes e pedaços de móveis, entre outros materiais. A segunda etapa foi focada na limpeza manual do lago e no seu entorno. Além de um grupo de seis funcionários atuando com o auxílio de um barco. O lago do Pousada do Vale possui 10 mil m² de extensão e profundidade de 1,20 metro.

Com a limpeza do lago, a prefeitura dá continuidade às melhorias no Pousada do Vale. No entorno do lago foram plantadas, em julho, 250 árvores e também pavimentou 28 vias e a reurbanizou a praça do bairro por meio do programa Minha Praça de Volta. (#Envolverde)

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade