REVISTA TAE - Taubaté está entre as cidades com melhores índices de saneamento básico

Esta notícia já foi visualizada 235 vezes.

Taubaté está entre as cidades com melhores índices de saneamento básico

Data:09/02/2018- Fonte:Sabesp

Um dos maiores municípios do Vale do Paraíba, Taubaté, voltou a se destacar por seus elevados índices de saneamento. Com a contribuição da Sabesp, a cidade possui a menor taxa de internações por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado do país, segundo levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). 

Desde que assumiu o município em 1982, a empresa investiu R$ 272 milhõe na construção de 523 km de redes de água, 9 reservatórios e a Estação de Tratamento de Esgotos Taubaté/Tremembé, dois sistemas de esgotos isolados (Marlene Miranda e Estoril), 376 km de rede coletora de esgotos e 10 estações elevatórias. 

O documento considera os indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos publicados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) em 231 cidades e os relaciona com as Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI), conceito criado pela Fundação Nacional da Saúde que considera doenças “típicas de ambientes precários onde não há saneamento básico, ou quando existe, é inadequado”. 

No ranking, Taubaté está entre os 6% dos municípios que atingiram a pontuação de enquadramento na categoria Rumo à Universalização, ou seja, figura entre os 14 melhores do país, premiados na última segunda-feira (5/2) durante um simpósio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)

"As ações que permitem a universalização dos serviços no município, ou seja, a ampliação dos índices de cobertura com água tratada, esgoto coletado e tratado, proporcionam às pessoas, na prática, o usufruto do ‘direito à saúde’. Nos municípios universalizados, os cidadãos estão menos suscetíveis a doenças, ressalta Fernando Lourenço de Oliveira, superintendente da Sabesp na Unidade de Negócio Vale do Paraíba.

Esta não é a primeira vez que o município se destaca por seus índices de saneamento. O Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades feito anualmente pelo Instituto Trata Brasil traz a cidades na 20ª colocação. 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade