REVISTA TAE - Prolagos distribui relatório sobre qualidade da água

Esta notícia já foi visualizada 204 vezes.

Prolagos distribui relatório sobre qualidade da água

Data:13/03/2018- Fonte:Assessoria de Imprensa

Relatório traz série de informações sobre o processo de tratamento de água e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde

 

Com o objetivo de certificar a eficiência do tratamento da água distribuída pela Prolagos, a concessionária divulgou o Relatório Anual de Qualidade da Água. Neste mês, os clientes recebem em suas contas de consumo mensal de água um folheto com o relatório. Os dados também estão disponíveis para consulta nas lojas de atendimento e no site da empresa www.prolagos.com.br.

 

O relatório contém dados sobre as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Juturnaíba e Tamoios, e, também, informações sobre o processo de tratamento da água e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como avaliação da cor da água, turbidez, PH, índice de cloro, entre outros dados.

 

A concessionária realiza uma rotina mensal de controle da qualidade, que inclui a realização de mais de quatro mil análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento. As análises são efetuadas no laboratório da Prolagos, credenciado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e acompanhadas e controladas por laboratório terceirizado. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública e à Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). Além disso, mensalmente, os resultados dos principais parâmetros analisados também são informados na conta de água.

 

Toda água distribuída a mais de 400 mil habitantes da área de concessão da companhia (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) atende aos mais rígidos padrões de qualidade e potabilidade exigidos pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.

 

Entenda mais sobre os critérios da qualidade da água

 

Abaixo os significados de cada parâmetro analisado pela Prolagos, localizados na parte externa da fatura.

Coliformes Totais: comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água;

Escherichia coli: está relacionada às doenças transmitidas pela água;

Bactérias Heterotróficas: influenciam no sabor e odor da água

Turbidez: parâmetro estético que mostra a transparência da água;

Cloro Residual Livre: revela a potabilidade da água;

pH: Indica se a água tratada está próxima dos valores neutros, evitando irritações nos olhos e corrosão nas tubulações.

A Prolagos reforça aos usuários que, para garantir a qualidade da água distribuída pela concessionária, é importante fazer a limpeza de caixas d’água e cisternas a cada seis meses.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade