REVISTA TAE - Tatuí tem 100% de abastecimento com água tratada e de coleta de esgoto

Esta notícia já foi visualizada 107 vezes.

Tatuí tem 100% de abastecimento com água tratada e de coleta de esgoto

Data:14/05/2018- Fonte:Sabesp

A 130 quilômetros de capital paulista encontra-se Tatuí. A cidade é considerada a Capital da Música, por abrigar o maior conservatório musical da América Latina, além de famosa pela receptividade de seus moradores. Atendida pela Sabesp há 42 anos, o município é uma ótima opção turística, além de ser destaque pela qualidade do seu saneamento com 100% de abastecimento com água tratada e coleta de esgotos, bem como 84,6% de tratamento do esgoto coletado.

Por estar próxima a importantes rodovias, como a Castelo Branco e a Raposo Tavares, a cidade tem grande potencial de crescimento e, junto a isso, grandes investimentos da Sabesp estão sendo realizados para garantir ainda mais água de qualidade para toda a população e consequentemente mais saúde por meio da coleta e tratamento de esgotos. Prova disso, é o valor aplicado pela companhia no município nos últimos dois anos - um total de R$ 7,8 milhões.

Quem visita a cidade, encontra uma gastronomia irresistível, principalmente pelos doces caseiros, e uma variedade de pontos turísticos, que vão desde capelas, santuários e igrejas, até praças e parques para toda a família. Dentro destas opções, vale destacar o Aeroclube da cidade, considerado o maior do país em número de aeronaves no quesito voo à vela (planadores), bem como no número de pilotos formados.

Outra grande atração é o Museu Histórico Paulo Setúbal, um dos museus mais visitados do interior de São Paulo. Criado em 1966, o espaço conta com um acervo de 500 objetos que trazem a história de Tatuí, de seus moradores e do crescimento da cidade, mostrando como se transformou na Capital da Música.

Saneamento

Atendida pela Sabesp desde janeiro de 1976, a cidade é abastecida pelos rio Tatuí e Sarapuí. Toda água captada nestes mananciais passam por tratamento em uma estação sede que produz, em média, 300 litros por segundo. Já nos bairros rurais, o abastecimento acontece por poços profundos.

Todo o esgoto coletado no município passa por lagoas de tratamento. Em Tatuí, há três delas, que, juntas, tratam 175 litros de efluente por segundo.

Quanto à estrutura linear, a cidade conta com 459,5 quilômetros de tubulações de água (redes de distribuição e adutoras), e 249,4 quilômetros de tubulações de esgoto (redes de coleta, coletores-tronco, interceptores e emissários). 

Mais água para a cidade

Mesmo com altos índices de atendimento na cidade, a Sabesp continua investindo na melhoria de seus serviços em Tatuí. Para isso, a companhia está realizando uma obra para ampliação do abastecimento, que inclui dois novos poços profundos com capacidade de produzir 100 litros de água por segundo, estação elevatória de água bruta, reservatório com capacidade para 100 mil litros de água, além da implantação de 2,6 quilômetros de redes. Todo esse investimento irá proporcionar um aumento de 26% na disponibilidade da água tratada - o suficiente para atender mais de 30 mil pessoas.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade