REVISTA TAE - ARES-PCJ divulga resultados do DMC em Santa Bárbara d’Oeste

Esta notícia já foi visualizada 170 vezes.

ARES-PCJ divulga resultados do DMC em Santa Bárbara d’Oeste

Data:12/06/2018- Fonte:Ares PCJ

Após implantação do DMC (Distrito de Medição e Controle) no bairro Jardim Laudisse de Santa Bárbara d’Oeste, em 2016, a ARES-PCJ inicia a divulgação dos resultados obtidos através de informativos técnicos. O projeto ocorreu em etapas, que permitiram avaliar estratégias para aumento na eficiência dos sistemas de abastecimento e diminuição das perdas de água.


Primeira Etapa: Resultados do DMC indicam que controle de pressão reduziu em quase 50% o índice de perdas de água
Após diagnóstico das perdas e implementação da etapa de Controle de Pressão, que consistiu na instalação de medidores, sensores e VRP’s para monitoramento e controle automático das pressões no setor, os resultados indicam redução do índice de perdas por ligação (L/lig. dia) de 46,5% entre março e abril de 2016.

O projeto se mostrou financeiramente viável, considerando que entre março e abril/2016, houve redução do volume aportado no setor, que refletiu em uma economia de mais de sete mil reais. O retorno do investimento (payback) ocorreu em 5,2 meses.

O projeto também previu produção de indicadores que facilitem a tomada de decisão pelos prestadores de serviço nos municípios e pela agência reguladora no combate as perdas. Além da otimização na distribuição correta da água tratada, concluiu-se que somente com a gestão de pressão adequada há redução das perdas físicas e  nos gastos, que podem ser remanejados para outros investimentos, sem implicar em diminuição do volume consumido pelos usuários.

Mais detalhes dos resultados da primeira fase do projeto podem ser acessados aqui.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade