REVISTA TAE - Brasco reaproveita água da chuva e economiza cinco dias de consumo por mês

Esta notícia já foi visualizada 640 vezes.

Brasco reaproveita água da chuva e economiza cinco dias de consumo por mês

Data:24/08/2018- Fonte:www.revistafatorbrasil.com.br

A empresa instalou o sistema no prédio administrativo e tem planos de expandir para outras unidades.

A Brasco, empresa de bases de apoio offshore do Grupo Wilson Sons, em um cálculo inicial, já estima economizar aproximadamente cinco dias de consumo de água por mês em seu prédio administrativo, na base em Niterói, onde trabalham cerca de 120 pessoas, entre funcionários e colaboradores das empresas clientes. É o equivalente a 100 m3 de armazenamento de água da chuva em um mês, coletada em reservatórios de 69 m3. O volume recolhido é utilizado nas instalações sanitárias, a partir de um tratamento mínimo com cloro.

“Na ausência de chuva, usamos a água adquirida da concessionária, mas a tendência é que passemos a usar cada vez mais a água coletada, pois estamos iniciando esse processo durante um período de pouca chuva. Nos próximos meses, a precipitação pluviométrica deve aumentar e o resultado também”, diz o gerente de SMS da Brasco, Marcelo Rampazzo.

Foram investidos R$ 6.500,00 nesta melhoria, que levou 30 dias para ser implementada pela área de manutenção patrimonial da Brasco. Além do reservatório de armazenamento e tratamento da água, há um sistema de tubulação, alinhamento de válvulas e bombeamento envolvido no funcionamento do esquema de reuso de água. Recentemente, a empresa instalou um hidrômetro para monitorar os resultados.

Em Guaxindiba, a Brasco já reaproveita a água usada no Sistema de hidrojateamento automatizado para limpeza de tubos, mas ainda não mensura a economia gerada. A ideia é passar a acompanhar esses números em breve, assim como implementar o recolhimento de água de chuva no galpão para reaproveitamento na área de lavagem.

Pioneira no segmento de base de apoio offshore, a Brasco possui dois terminais portuários próprios na Baía da Guanabara – Brasco Niterói e Brasco Rio — totalizando oito berços de atracação. Com ampla expertise em operações remotas, a companhia também atua como base apoio offshore em portos por toda a costa brasileira.

Perfil —O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima no mercado brasileiro e oferece soluções da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos de experiência. A Companhia presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica, conectando as melhores soluções aos resultados esperados pelos seus clientes. Com presença nacional, atua de forma inovadora, acompanhando as tendências do mercado.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade