REVISTA TAE - 13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos traz solução econômica para a gestão do lixo

Esta notícia já foi visualizada 710 vezes.

13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos traz solução econômica para a gestão do lixo

Data:14/09/2018- Fonte:Assessoria de imprensa

Em Cuiabá, Rodrigo Oliveira, da FRAL Consultoria, apresentará programa que deve diminuir a geração de resíduos e aumentar a reciclagem


Entre 27 e 29 de setembro, em Cuiabá (MT), ocorrerá a 13ª edição do Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, um dos mais importantes encontros do país para discutir a Política Nacional e aspectos de sustentabilidade na gestão de resíduos. Entre os destaques, está a participação do presidente da FRAL Consultoria e mestre em Sustentabilidade, Rodrigo Oliveira, que trará a público casos de sucesso de como reduzir a quantidade de lixo e transformar o reaproveitamento de materiais em uma prática na sociedade.


O executivo explica que a redução na geração de resíduos é urgente, e o caminho mais assertivo e rápido para se chegar a esta realidade é por meio de incentivos econômicos. “A quantidade de materiais descartados no Brasil só aumenta. Para se ter uma ideia, entre 2009 e 2015, foi registrado aumento de cerca de 9% na geração per capita, e a tendência é piorar. Nosso objetivo é apresentar justamente a importância de um programa que incentive, economicamente, a população a se preocupar mais com a destinação dos materiais, trabalhando também em toda a cadeia para que os municípios estejam prontos para isso”, diz.


A proposta seria trazer para o país um modelo que já funciona há décadas em mais de 9 mil municípios nos Estados Unidos e em outros países da Europa, Ásia e Américas. “Devemos aplicar o conceito do ‘poluidor pagador’, criando um sistema justo e proporcional de cobrança, equivalente àquilo que foi gerado. Será bom para o consumidor, que terá um pagamento justo, eliminando a taxa atualmente cobrada no IPTU. Bom também para a gestão pública que, com a redução na quantidade de resíduos, terá um custo menor e um sistema de cobrança compatível”, explica o especialista.


Os detalhes do programa serão abordados durante a palestra “Sustentabilidade Econômica na Gestão de Resíduos Sólidos”, no primeiro dia do seminário, compondo o painel “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos”. Ao longo do evento, que reunirá especialistas de todo o país para interagir, avaliar experiências, conhecer novas tecnologias e procedimentos, serão discutidos aspectos técnicos, científicos e institucionais de temas como: Plano Nacional de Resíduos Sólidos, experiências de inclusão de catadores de materiais recicláveis, resíduos agrícolas, planos de gerenciamento de resíduos sólidos e logística reversa.

 

SERVIÇO

13º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Organização: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)


Data: 27 a 29/9/2018.

Horário: 8h às 18h.

Local: Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 – Campus da UFMT – Cuiabá (MT).

Inscrições: http://abes-dn.org.br/abeseventos/residuos-solidos13/.

Palestra: Sustentabilidade Econômica na Gestão de Resíduos Sólidos - Por Rodrigo Oliveira

Data: 27/9/2018

Horário: 15h45 às 17h45.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade