REVISTA TAE - 29º Congresso Técnico AESabesp - Fenasan 2018

Esta notícia já foi visualizada 180 vezes.

29º Congresso Técnico AESabesp - Fenasan 2018

Data:14/09/2018- Fonte:Assessoria de imprensa

Em SP: o maior evento técnico-mercadológico em saneamento da AL

(Presenças confirmadas do Governador de SP, Márcio França, e do Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Ricardo Borsari)

 

Nos dias 18,19 e 20 de setembro, a Associação dos Engenheiros da Sabesp - AESabesp promoverá o maior evento técnico-mercadológico, em saneamento ambiental, da América Latina: o 29º Congresso Técnico AESabesp/ Fenasan 2018 – Feira Nacional de Saneamento Ambiental, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo - SP, sob o tema: "É chegada a hora de alavancar o saneamento ambiental no Brasil".

A edição de 2018 traz para a América Latina, por meio da parceria entre a AESabesp e a organização alemã Messe München, o know-how da IFAT- Feira Internacional para Gestão de Água, Esgoto, Lixo e Resíduos, notoriamente conhecida como o maior evento mundial em soluções ambientais. De acordo com os seus promotores: "o Brasil é a grande referência na América Latina, para a expansão de tecnologia e soluções para saneamento e meio ambiente, em escala global".

Veja os destaques da programação:

Dia 18.09 -

Solenidade de Abertura

 

O credenciamento do Encontro Técnico da AESabesp e da Fenasan 2018 se inicia às 08 horas do dia 18 de setembro. Já a Solenidade de Abertura, que contará com as presenças e pronunciamentos do governador de São Paulo, Márcio França, e do secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari, seguida da palestra magna "Inovação Tecnológica e Novos Negócios", a ser proferida pela presidente da Sabesp, Karla Bertocco, se inicia pontualmente às 10 horas. A cerimônia será aberta a todos os presentes.

 

18.09 - Primeiro Dia

Mesas Redondas

- Desafios da implantação do Planos de Segurança da Água (PSA) em sistemas de pequeno, médio e grande porte

- Governança Corporativa e Conformidade - Avanços na gestão empresarial brasileira

- Impacto da Lei 13.303 no Empreendimento

 

- Novas Tecnologias aplicada a coleta seletiva de resíduos urbanos

- Saneamento Rural: Exemplos de Parcerias no Planejamento e na Gestão dos Sistemas de Saneamento

 

Palestra Motivacional

Encerramento com palestra magna motivacional de Luciano Pires, às 17h00. Empreendedor considerado como um dos melhores palestrantes do Brasil, é dono de um perfil crítico e bem-humorado, na abordagem de temas atuais e polêmicos.

 

Lançamento de Livro:

No 1º dia do evento, em 18.09, às 14h00, no Estande da AESabesp, haverá o lançamento do Livro "Eficiência Energética e Hidráulica no Saneamento". O projeto é de autoria do eng. José Francisco de Carvalho, tendo por objetivo discorrer atividades dependentes de energia e o seu oneroso custo, além dos impactos ambientais e socioeconômicos.

 

19.09 - Segundo Dia

Mesas Redondas

- Água: um bem social ou uma commodity?

- German-Brazil- cooperation in the light of future - environmental challenges (Cooperação Alemanha-Brasil- à luz dos futuros - desafios ambientais)

- Destinação do Lodo de Esgotos: aplicação e entraves - Aplicação na agricultura

- O Futuro do Saneamento: Momento de mudanças

- Política Nacional de Saneamento: Impactos da Proposta de Reforma para o Setor de Saneamento e a Sociedade

- Recursos Hídricos, Saneamento e Saúde: integração dos setores para o bem estar social

- Redução do custo operacional no saneamento com aplicação de inovação tecnológica

- Resultados da aplicação dos recursos da Cobrança pelo Uso da Água: necessidade de indicadores para seu acompanhamento.

- Uso e Ocupação do Solo e o envolvimento da Sociedade

 

Palestra Motivacional

Encerramento com palestra magna motivacional de Gustavo Borges, às 17h00. Nadador brasileiro e medalhista olímpico, que aborda conceitos como disciplina, planejamento, trabalho em equipe, desafio da concorrência, superação de derrotas e equilíbrio nos momentos de vitórias.

 
Visitas Técnicas

CCO - Centro de Controle Operacional - da Região Metropolitana de São Paulo – Sabesp

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Data: dia 19/09/18 (quarta-feira), das 10h00 às 11h30
Vagas: 20 - Adesão mínima para a realização da visita: 10
Descritivo das atividades: palestra introdutória, filme, tira-dúvidas e visita guiada.O participante deverá se apresentar ao Credenciamento do Pavilhão Branco para retirar sua pulseira de identificação e acesso à visita.
Estação de Tratamento de Água Vargem Grande do Sistema Produtor São Lourenço, localizado em Vargem Grande Paulista

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Data: dia 19/09/18 (quarta-feira), das 10h30 às 12h30
Vagas: 15 - Adesão mínima para a realização da visita: 10

Instruções e recomendações: recomendamos sapato fechado e que o grupo não se disperse.O participante deverá se apresentar ao Credenciamento do Pavilhão Branco para retirar sua pulseira de identificação e acesso à visita.
Central Mecanizada de Triagem - Estação de Transbordo - Ponte Pequena

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Data: dia 19/09/18 (quarta-feira), das 9h30 às 11h00
Vagas: 30 - Adesão mínima para a realização da visita: 10

Descritivo das atividades: palestra na sala do programa de visitas, seguida de tour na sala de controle
Esta unidade reúne atualmente um dos maiores transbordos da América Latina, o Ponte Pequena. Por ele passam diariamente cerca de seis mil toneladas de resíduos domiciliares, oriundos da coleta do Agrupamento Noroeste de São Paulo. Para esta operação, que funciona 24 horas por dia, são destinados 71 colaboradores nas áreas operacional e administrativa. A Unidade Ponte Pequena abriga ainda a primeira Central Mecanizada de Triagem de resíduos recicláveis, instalada na cidade de São Paulo em 2014 e inaugurada em 5 de junho do mesmo ano. A planta possui capacidade de processamento de 250 toneladas de recicláveis por dia e 15 colaboradores fazem a administração e manutenção local. A central tria 14 tipos de materiais recicláveis atualmente e opera com tecnologia europeia. O processo de operação direta dos materiais no quesito controle de qualidade é realizado por 88 cooperados indicados pelo poder concedente.
Materiais triados: Papel misto - Pet branco - Ferro volumoso - Papel branco - Pet bandeja - Vidro – Papelão – PEAD - Alumínio - Longa vida – PP - Plástico filme - Pet mista - Ferro prensado

Instruções e recomendações: traje para visita: calça comprida e sapato fechado sem salto. Proibido fazer registro fotográfico nas unidades da empresa. Sugestão: traga uma garrafinha d´água. Observações relevantes para a participação (traje, tolerância a ruídos etc.)

O participante deverá se apresentar ao Credenciamento do Pavilhão Branco para retirar sua pulseira de identificação e acesso à visita.
ETE Barueri

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Data: dia 19/09/18 (quarta-feira), das 10h00 às 13h00
Vagas: 30 - Adesão mínima para a realização da visita: 10

Descritivo das atividades: recepção dos participantes, apresentação de 40 minutos sobre o processo, prosseguindo em seguida para a área. Serão fornecidos somente capacetes.

Instruções e recomendações: usar calça comprida e calçado fechado, sem salto. Não se alimentar durante trajeto na planta. Higienizar mãos e braços após a visita e destinar as roupas para lavagem em separado em casa.



 

Lançamentos de Livros:

No 2º dia do evento, em 19.09, às 14h00, no Estande da AESabesp, haverá o lançamento do Livro "Tratamento de esgotos domésticos em comunidades isoladas: Referencial para a escolha de soluções", de autoria de Adriano Luiz Tonetti, Ana Lúcia Brasi, Francisco José Peña y Lillo Madrid, Isabel Campos Salles Figueiredo, Luana Mattos de Oliveira Cruz, Natália Cangussu Duarte, Patrícia Moreno Fernandes, Raúl Lima Coasaca, Rodrigo Sanches Garcia, Taína Martins e Jerusa Schneider, que ainda contou com os colaboradores: Daniel Bueno, Daniel Kuchida, Felipe Pivetta, Guilherme Castagna, Leonardo Adler, Raí Neves, Renato Fenerich de Moraes e Sonia Nogueira.

Trata-se de uma realização da Universidade Estadual de Campinas / Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Departamento de Saneamento e Ambiente – DAS Grupo de Pesquisa Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos; junto à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES - Seção São Paulo/ Câmara Técnica Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas, com o apoio institucional da AESabesp - Associação dos Engenheiros da Sabesp.

Também no 2º dia do evento, em 19.09, às 15h30, no Estande da AESabesp, haverá o lançamento do Livro "AESabesp 30 Anos - Três décadas de história e grande legado", ilustrado com dados da trajetória da entidade.

20.09 - Terceiro Dia

Mesas Redondas

- Como fomentar parcerias para inovação - Desafio Startup

- Drenagem: manejo de águas pluviais, conciliando gestão estadual e municipal

- Inovações Tecnológicas em Grandes Empreendimentos

- Resíduos Sólidos: Problemas e Soluções

- Tratamento de Esgotos: tecnologias sustentáveis aplicadas à utilização do biogás

- Durante todo o dia, apresentação dos trabalhos finalistas do Prêmio Jovem Profissional 2018.

 
Visita Técnica

1 - Estação de Tratamento de Água Vargem Grande do Sistema Produtor São Lourenço, localizado em Vargem Grande Paulista

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Data: dia 20/09/18 (quinta-feira), das 10h30 às 12h30
Vagas: 15 - Adesão mínima para a realização da visita: 10

Instruções e recomendações: recomendamos sapato fechado e que o grupo não se disperse.O participante deverá se apresentar ao Credenciamento do Pavilhão Branco para retirar sua pulseira de identificação e acesso à visita.

 

 

Cerimônia de Encerramento

Na Cerimônia de Encerramento, às 17 horas, haverá a entrega do Troféu AESabesp 2018, aos vencedores das categorias:

- Jovem Profissional - ao trabalho vencedor .

- Destaque Encontro Técnico AESabesp - à Unidade da Sabesp com maior número de trabalhos aprovados.

- Melhor Estande - ao expositor da Fenasan de maior exibição dentro dos conceitos de sustentabilidade

- Inovação Tecnológica - ao expositor da Fenasan escolhido dentro desse quesito.

- Atendimento ao Cliente - ao expositor da Fenasan escolhido dentro desse quesito.

- Destaque Fenasan 2018 - ao expositor da Fenasan que reunir a excelência em todos os quesitos considerados nas demais premiações.

 

O cenário da Fenasan 2018

 

Num cenário que reunirá os mais modernos e funcionais equipamentos e serviços para tratamento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos e de águas pluviais, a Fenasan, em 2018, deverá receber em torno de 20.000 visitantes e mais de 180 expositores, entre empresas nacionais e estrangeiras. A entrada é gratuita, mediante credenciamento.

Seu público é composto por técnicos, acadêmicos, universitários, gestores, empresários e membros da comunidade científica de todos os estados brasileiros e de alguns países, como Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Canadá, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Confira os expositores pelo link: https://www.fenasan.com.br/expositores

 

Campeonato de operadores

 

Em uma arena montada dentro da Fenasan, será realizado, no decorrer dos três dias, em parceria com a Sabesp, o maior Campeonato Interno de Operadores do Estado de São Paulo, que reunirá profissionais da Companhia em disputa de nove provas de funções fundamentais para o setor, como leitura, automação, instalações, entre outras, onde técnicos de todas as regiões do estado de São Paulo, operadas pela Sabesp, demonstrarão suas habilidades.

 

APP do evento

 

A AESabesp disponibiliza o novo aplicativo do evento, que reúne as suas principais informações. O novo APP pode ser baixado na App Store (smartphone iOS) e Play Store (smartphone Android) digitando Fenasan 2018, no campo de busca. O link direto de cada loja também está no site da Fenasan.

Com esse novo aplicativo, o participante poderá acessar todas as atividades do Encontro Técnico AESabesp, filtrando por interesse, além de visualizar os detalhes, tais como briefing e perfil dos palestrantes de cada ação. O visitante também terá à disposição a lista completa das empresas expositoras da Fenasan, as informações de contato e a planta interativa para sua localização dentro do Pavilhão.

Existe ainda a possibilidade do usuário montar sua agenda personalizada priorizando as atividades que deseja participar e as empresas que irá visitar durante a Fenasan 2018. E mais: a ferramenta networking facilita e promove a conexão entre os participantes.

Vá de Van para a Fenasan!

 

Os participantes e visitantes do 29º Congresso Técnico/ Fenasan 2018 terão a comodidade de ter transporte gratuito fornecido pela AESabesp, partindo dos seguintes pontos:

- Unidade da Sabesp Ponte Pequena
- Estação Tietê do Metrô

As Vans, oferecidas pela AESabesp, circularão das 8h00 às 21 horas, em trajeto de ida e volta, ao Pavilhão Branco do Expo Center Norte.

 

Na entrada da Feira, terá um Balcão de Informação trilingue, com recepcionistas que atendem em português, inglês e espanhol.

 

Conheça a estrutura disponível no Expo Center Norte:

O pavilhão Branco do Expo Center Norte , local de realização do evento, está localizado na Vila Guilherme, na cidade de São Paulo, próximo à Marginal Tietê a ao Shopping Center Norte, na Rua José Bernardo Pinto, 333. Possui estacionamento com 3.400 vagas exclusivas + 12 mil vagas da Cidade Center Norte (complexo que conta com hotel executivo com instalações completas para atender a todas as necessidades dos participantes – salas de reunião, acesso à internet, fitness center e restaurante e shopping center que dispõe de todos os tipos de serviços comerciais e bancários. Os pavilhões, o hotel e o shopping center são interligados por um serviço de transfer).

Incentivos e as ações sociais:

 

A AESabesp é qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), por meio de sua diretoria socioambiental, e se dispõe a receber, em seu estande, a inscrição de projetos voltados ao setor de toda a sociedade, bem como pedido de cadastramento de especialistas do setor, para a avaliação dos projetos recebidos. Ambas ações podem ser remuneradas, absorvidas pelo mercado e gerarem renda para os seus interlocutores.

 

O Projeto Ecoeventus da AESabesp, voltado às práticas sustentáveis e conscientização ambiental fará a avaliação dos estandes para a premiação do Troféu AESabesp, com base nos quesitos:

- Reciclagem de resíduos gerados em todos os dias;

- Inclusão de pessoas com deficiência em prestação de serviços ao evento;

- Pesquisa de emissões de Gases de Efeito Estufa GEEs, com sorteio de uma bicicleta, para quem responder qual veículo utilizou para chegar ao evento;

- Utilização da equipe de voluntários treinada para atuar nas atividades do Ecoeventus.

- Posterior plantio de mudas como compensação dos recursos consumidos.

Dentro do propósito de inclusão e qualidade de vida, também haverá atendimento de massagem, com massoterapeutas (na maioria com deficiência visual) do Instituto Oniki.

 

Serviço:

 

29º Encontro Técnico AESabesp - Fenasan 2018

(O maior evento técnico-mercadológico em saneamento ambiental da América Latina)

 

Realização: AESabesp - Associação dos Engenheiros da Sabesp

Data: 18 a 20 de setembro de 2018

Local:Expo Center Norte / Pavilhão Branco (Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo - SP)

 

Assessoria de imprensa:

Lúcia Andrade- tel. 11 99542-3404 / e-mail: luciatextos@terra.com.br

 

Mais informações: http://www.fenasan.com.br/

 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade