REVISTA TAE - Águas da mantiqueira? É com a Toyota!

Esta notícia já foi visualizada 282 vezes.

Águas da mantiqueira? É com a Toyota!

Data:11/02/2019- Fonte:Assessoria de imprensa

Por Chico Lelis*


Visando a conservação da biodiversidades e restauração ecológica em remanescentes da Mata Atlântica no condomínio Country Clube Campos do Jordão, em Santo Antônio do Pinhal (SP),  a Cetesb firmou termo de compromisso de recuperação ambiental. O acordo é orientado pelo Projeto Águas da Mantiqueira, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), a prefeitura de Santo Antônio do Pinhal e representantes da comunidade local.

O principal objetivo é o uso sustentável das bacias hidrográficas. No total, serão restaurados 14 hectares no entorno de áreas de preservação permanente no município pinhalense.

As ações seguirão até dezembro de 2020, incluindo práticas de manejo para a remoção de espécies exóticas (não nativas) e técnicas para acelerar a regeneração natural - todas no perímetro de áreas de preservação permanente. A restauração conduzirá o remanescente de vegetação natural à sua estabilidade, retornando assim as suas funções de provedores de serviços ambientais, particularmente recursos hídricos. O acordo com a Cetesb ainda inclui os mesmos procedimentos em uma área externa do condomínio Country Club Campos do Jordão, em outra bacia hidrográfica, contribuindo nos mesmos objetivos de conservação. A Cetesb receberá relatórios e a expectativa é de que possa replicar esses procedimentos em outras áreas e municípios.

“Entre os objetivos do termo assinado pela Cetesb estão garantir a integridade e a sustentabilidade da biodiversidade local, protegendo os recursos hídricos e preservando a qualidade e a quantidade de água. É importante lembrarmos sempre que a região abriga nascentes de rios importantes que abastecem o sistema Cantareira e formam o rio Piracicaba”, destaca José Roberto Manna, Coordenador do Projeto Águas da Mantiqueira.

O condomínio de lotes Country Club Campos do Jordão está localizado na importante bacia hidrográfica do Machadinho, em Santo Antônio do Pinhal, com perímetro de 62 hectares e vegetação nativa de densa floresta. Desta área, 85% foram convertidos em atividades agropecuárias, lotes residenciais e 14,5 hectares estão em Áreas de Preservação Permanente. 

“A Serra da Mantiqueira é uma cordilheira com importantes remanescentes de Mata Atlântica e reconhecida em estudo publicado na Revista Science como a oitava área mais rica em biodiversidade do planeta, além de ser um dos maiores estoques de água mineral do mundo. Por isso, sua conservação é de extrema importância. O Projeto Águas da Mantiqueira já conta com algumas diretrizes implementadas pela Prefeitura de Santo Antonio do Pinhal, mas este reconhecimento da aplicabilidade do Projeto na recuperação de áreas degradadas por parte da Cestesb reforça a importância da metodologia da  restauração ecológica essencial para a manutenção dos recursos hídricos na região, já que a floresta nativa é a melhor embalagem para a água”, afirma Thaís Guedes, coordenadora do projeto pela Fundação Toyota do Brasil.

Projeto Águas da Mantiqueira

Criado em 2017, a iniciativa Águas da Mantiqueira é gerida pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), a prefeitura de Santo Antônio do Pinhal e representantes da comunidade local.

O projeto tem como foco realizar pesquisas para conservação da biodiversidade, objetivando o planejamento territorial e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável dos municípios localizados na Serra da Mantiqueira.

 

* chicolelis - chicolelis@gmail.com - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Assina a coluna “Além do Carro”, na revista Carro, onde mostra ações do setor automotivo nos campos Social e Ambiental. 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade