REVISTA TAE - Aesbe discute comunicação estratégica em encontro da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa, na Sanepar
Esta notícia já foi visualizada 724 vezes.



Aesbe discute comunicação estratégica em encontro da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa, na Sanepar

Data:12/04/2019
Fonte: www.aesbe.org.br

No início desta semana, os assessores de Comunicação das Companhias Estaduais de Saneamento participaram da reunião da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa (CTCI) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). O encontro ocorreu nos dias 8 e 9 de abril, na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Curitiba (PR), com a participação de 20 membros da CTCI.

No primeiro dia de encontro, os membros fizeram uma visita ao Museu do Saneamento, que contém um programa de preservação da memória e cultura do saneamento do Estado do Paraná, desde 1988, com acervos históricos das diversas unidades da Sanepar. No local também participaram de uma palestra sobre o processo de Inovação que a Companhia coloca em prática por meio do Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETs).  Pela tarde, a visita foi aos Mananciais da Serra, na Serra do Mar, onde se encontra o primeiro reservatório de água para abastecimento público do Paraná, cuja construção remonta a 1904. O local é utilizado para atividades de educação ambiental e preservação do patrimônio histórico.

No dia 8, os participantes visitaram a Assessoria de Comunicação da Sanepar. Ali, conheceram os processos básicos de comunicação da empresa e trocaram experiências sobre as rotinas de atendimento à imprensa e desafios de comunicação. Após, foi realizada a reunião de alinhamento estratégico de Comunicação entre a Aesbe e as Companhias Estaduais de Saneamento. Dentre os assuntos discutidos durante todo o dia, teve como ênfase os ajustes do Curso para Comunicadores, que está sendo planejado pela Aesbe, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).


Além disso, os profissionais abordaram sobre a Revista Sanear; definiram uma estratégia para divulgação dos trabalhos executados pelas 10 Câmaras Técnicas da Aesbe; falaram sobre estratégias para o enfrentamento comum de medidas provisórias, como a MP 868; discutiram sobre a criação da Campanha Lixo Zero nas Companhias; e iniciaram um processo para traçar o perfil da Assessoria de Comunicação das Companhias Estaduais de Saneamento. Ao final da reunião, o presidente da Sanepar, Cláudio Stábile, cumprimentou os presentes e reforçou a importância dos assessores de Comunicação dentro das Companhias Estaduais de Saneamento.

A reunião foi conduzida pela coordenadora da CTCI, Angélica Ritter; pela secretária da Câmara, Dalviane Pires; e pela jornalista da Aesbe, Rhayana Araújo, e teve participação de 20 membros da Câmara, representando 16 Companhias Estaduais de Saneamento, incluindo a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), que se reassociou à Aesbe no final de março deste ano.

As companhias participantes do encontro foram: Caerd (RO), Caern (RN), Caesb (DF), Cagece (CE), Casan (SC), Cedae (RJ), Cesan (ES), Compesa (PE), Corsan (RS), Cosama (AM), Cosanpa (PA), Deso (SE), Embasa (BA), Sabesp (SP), Saneago (GO) e Sanepar (PR).

Comentários desta notícia

Publicidade