REVISTA TAE - Cagece realiza mutirão para limpeza da Lagoa do Opaia
Esta notícia já foi visualizada 484 vezes.



Cagece realiza mutirão para limpeza da Lagoa do Opaia

Data:20/09/2019
Fonte: Cagece

O objetivo da companhia com essa ação é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos.

Em adesão ao Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Açudes, Lagoas e Nascentes, a Cagece fará um mutirão de limpeza da Lagoa do Opaia, no dia 21 deste mês de setembro, das 7h30 às 10h30. Além dessa ação, será realizado um trabalho porta a porta com educadores ambientais da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris) da Cagece, com o intuito de sensibilizar os moradores da comunidade do entorno da lagoa. O objetivo da companhia com essa ação é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos através da participação e engajamento da comunidade local para o cuidado com o meio ambiente.

O mutirão contará com a participação de educadores ambientais e colaboradores que se voluntariaram para a ação, mas a companhia espera apoio da população que mora no entorno da lagoa durante a limpeza. A proposta é recolher os materiais recicláveis (metal, papel, papelão, plástico, embalagens de plástico e de vidro) das margens da lagoa, dar o descarte correto desses materiais e promover a conscientização dos moradores sobre a preservação do local.

A data (sempre o terceiro sábado de setembro) foi estabelecida pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a Conferência Internacional, ECO-92. No Ceará, o Dia de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, ocorre desde 1993, com a campanha de educação ambiental criada pelo Governo e realizada nas áreas do entorno dos recursos hídricos, sobretudo aqueles localizados nas unidades de conservação. Neste ano, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, farão o mutirão de limpeza na praia de Iracema.

De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da Cagece, Robervânia Barbosa, a ideia é ser um agente de transformação a partir de mudanças de atitudes e efetivo cuidado com a água e a vida do planeta. “O mutirão de limpeza na Lagoa do Opaia é uma ação participativa que foi pensada para iniciar um processo de transformação por meio da destinação adequada dos recicláveis. O material retirado da lagoa será doado aos aos coletores de materiais recicláveis e o restante será recolhido pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbifor), informa a gerente.

Já a educadora ambiental da Cagece, Raquel Guimarães, comenta que o resultado esperado não se limita ao número de resíduos recolhidos no entorno da lagoa. “Esperamos alcançar o imaginário sociocultural das pessoas e fazê-las enxergar o que está no seu entorno como algo precioso, merecedor de cuidado e de respeito. Portanto, esperamos despertar as pessoas para o envolvimento com as questões ambientais, suscitando mudanças práticas, que são possíveis e que conciliem com o dia a dia”, informa.

Comentários desta notícia

Publicidade