REVISTA TAE - Lideranças comunitárias visitam instalações e obras da Sabesp no ABC paulista
Esta notícia já foi visualizada 614 vezes.



Lideranças comunitárias visitam instalações e obras da Sabesp no ABC paulista

Data:08/11/2019

Neste ano, a Unidade de Negócio Sul da Sabesp realizou um encontro comunitário diferente das reuniões tradicionais onde há prestação de contas da atuação da Empresa. Cerca de 50 moradores e lideranças comunitárias de São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra visitaram instalações, obras e resultados dos trabalhos realizados pela Companhia.

O roteiro incluiu empreendimentos de água, esgoto e um córrego limpo localizado na região do Alvarenga, onde os moradores cuidam da zeladoria e mantém o rio sem lixo, fiscalizando qualquer atividade que possa prejudicar a nascente e o córrego.

Na visita ao curso d’água, os participantes puderam ver as condições de cuidados e limpeza pelos moradores do entorno, além de conhecer um pouco mais sobre o Programa Córrego Limpo que consiste em novas ligações de esgotos às instalações construídas pela Sabesp para coletar os esgotos. O local é tido como exemplo de como outras áreas ficarão, após a conclusão de ações similares, desde que a população também colabore, conectando seus imóveis às redes de esgoto e descartando o lixo corretamente, já que a poluição difusa é um grande fator de poluição de rios e nascentes.

“Quando você compra uma bala a embalagem e o descarte do lixo é responsabilidade sua” disse o líder comunitário do bairro, Luiz de Deus Tavares destacando a importância da conscientização da população quanto à destinação dos resíduos.



Além de conhecer os trabalhos de substituição de redes na cidade, os visitantes foram levados ao coletor – tronco Couros e às obras da maior estação de bombeamento de esgotos executada pelo Programa Pró-Billings e que vai beneficiar 250 mil moradores com o envio dos esgotos até a estação de tratamento do ABC.  Quando estiver concluído o coletor Couros beneficiará o Ribeirão dos Meninos, Rio Tamanduateí e o próprio rio Tietê.

Para Aurildo Xavier dos Santos, encarregado do Programa de Participação Comunitária da Sabesp, é muito gratificante ver nossos convidados impressionados com as dimensões e importância das obras de saneamento que estão sendo executadas em toda região, vendo também a complexidade das mesmas, seriedade e empenho da Sabesp para desenvolvimento das infraestruturas urbanas e preservação do meio ambiente e dos mananciais.

“Com certeza, o objetivo do evento se cumpre, trazendo mais sensibilização e engajamento conosco, frente a todo esse trabalho e envolvimento das suas comunidades”, ressaltou Aurildo.

“Pra nós foi um aprendizado, é bom a gente participar destes eventos porque a gente vê que o povo só reclama, mas quando a gente vê de perto as obras, as dificuldades, vê que é muito importante”, afirmou Raquel Dias Silva, liderança do Jardim Canhema em Diadema.

Fonte: http://site.sabesp.com.br/site

Comentários desta notícia

Publicidade