REVISTA TAE - Colômbia, Canadá e Filipinas têm exemplos de saneamento inteligente com uso de IoT
Esta notícia já foi visualizada 530 vezes.



Colômbia, Canadá e Filipinas têm exemplos de saneamento inteligente com uso de IoT

Data:06/12/2019
Fonte: www.infraroi.com.br

Redação 

Iniciativas nos três países são listadas pelo consultor Alejandro Minatta, em artigo do blog do Banco Interamericano (BID)

Especialista com duas décadas em inovação, o consultor uruguaio Alejandro Minatta foge do lugar comum de citar os futuros números impressionantes da Internet das Coisas (IoT) e traz exemplos reais de como a tecnologia já está sendo aplicada. O primeiro caso é da Colômbia, onde se aplica o IoT na instrumentação e telemetria de aquedutos rurais. A aplicação foi possível por meio de um convênio entre a concessionária local e uma empresa de telemetria. A meta? Melhorar o planejamento, com dados de fluxo da água, comportamento das redes, pressão e perdas geradas, entre outros.

No Canadá, o uso de IoT acontece em reservas indígenas com o objetivo de melhorar o sistema de alerta sobre a qualidade da água. A ideia é predizer os níveis nocivos de água das estações de tratamento de água (ETAs). A informação mais recente é que 10 mil casas e edifícios comunitários eliminem a necessidade de ferver água para consumo.

E, do outro lado do mundo, o Smart Toilet, instalado no solo, seguro e acessível, possa virar um padrão em alguns locais como as Filipinas. A ideia é monitorar o terreno do entorno dos banheiros inteligentes e recolher dados por meio de sensores. Com base nos dados, será possível operar e manter os toaletes limpos e inodoros e criar uma cadeia de saneamento sustentável, de acordo com o especialista uruguaio.

Comentários desta notícia

Publicidade