REVISTA TAE - PNQS: Regional Cascavel da Sanepar ganha Troféu Quíron Ouro

Esta notícia já foi visualizada 147 vezes.

PNQS: Regional Cascavel da Sanepar ganha Troféu Quíron Ouro

Data:17/11/2017- Fonte:ABES

Sueli Melo

Nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de novembro, o Comitê Nacional da Qualidade ABES promoverá, em Aracaju, Sergipe, o evento de encerramento do PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – Ciclo 2017 (Seminários dias 20 e 21 e Cerimônia de Premiação no dia 21). 

Entre as quatro Diretorias da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar vencedoras (confira a lista completa) na Categoria As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental – AMEGSA nesta edição está a Unidade Regional Cascavel – URCA. A regional foi premiada no Nível II- Troféu Quíron Ouro.

Para Rita Ivone Camana, gerente da Unidade Regional Cascavel, a premiação é “muito importante, porque dá credibilidade e visibilidade para a empresa junto a todas as partes interessadas. Além da motivação da força de trabalho”.

Em sua opinião, o prêmio tem um grande significado para o setor de saneamento no Brasil “principalmente para as empresas de públicas. O PNQS demonstra que o setor pode ser competitivo”, ressalta.

Ainda segundo Rita Camana, o modelo vencedor proporcionou “melhoria e eficiência em todos os processos, padronização e sistematização da gestão, amadurecimento da força de trabalho e aprendizado contínuo”.

Uso de Indicadores – Águas de Joinville

Desde 2008, quando iniciou a adesão ao MEG, a Companhia Águas de Joinville vem utilizando o GRMD como um dos pilares para o estabelecimento de seus indicadores estratégicos. Além dos indicadores propostos no GRMD, a CAJ vem também consultando sistematicamente os RGs – Relatórios de Gestão das empresas premiadas no PNQS para o estabelecimento de seus referenciais comparativos.

Em busca de informações confiáveis, nos últimos anos, a Companhia Aguas de Joinville já estabeleceu valiosos termos de cooperação técnica para troca de dados comparativos com empresas do saneamento participantes do PNQS, como SABESP e SANEPAR.

Toda essa rotina associada à metodologia do BSC – Balanced ScoreCard, tem permitido à empresa estabelecer indicadores relevantes, balanceados e comparáveis, consolidando, assim, a cultura de gestão por resultados.

Com a boa repercussão decorrente desta prática, outros órgãos da administração pública já procuraram a empresa. Como a Companhia tem interesse em disseminar suas práticas, a mesma tem auxiliado todos os interessados em aderir a esta importante corrente por melhores ações e resultados.

Thiago Zschornack, membro da Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental – CTIDSA, da ABES

Confira o cronograma de apresentação dos cases acessando o site do PNQS
 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade