REVISTA TAE - Tecnologia compacta para tratamento in-loco de chorume

Esta notícia já foi visualizada 272 vezes.

Tecnologia compacta para tratamento in-loco de chorume

Data:23/11/2017- Fonte:Assessoria de Imprensa

O chorume é um efluente altamente poluente e de composição complexa gerado pela degradação dos resíduos em aterros sanitários. Esse efluente é considerado mais agressivo que o esgoto e produz um grande impacto ao meio ambiente, pois possui pH ácido, alta Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), alto valor de Demanda Química de Oxigênio (DQO), além de diversos compostos altamente tóxicos, que com o passar do tempo se convertem parcialmente em gás metano e gás carbônico (CO²).

Por conta de fatores ambientais, estabilidade do aterro e qualidade de vida da comunidade local, é necessário um tratamento adequado desse composto, fazendo com que os aterros tenham que enviar o efluente para estações de tratamento de esgoto, o que impacta em custos logísticos e operacionais.

A fim de trazer mais eficiência, economia e praticidade ao processo, a empresa francesa EMO, representada no Brasil pela aQuamec, projetou recentemente a Unidade de Osmose Reversa OSMEO®, destinada ao tratamento in loco do chorume. A unidade possui vários estágios de pré-tratamento e uma etapa final por osmose reversa. Ao fim do processo é possível obter, separadamente, a água tratada e o concentrado contaminado.


Além de ser uma unidade compacta que pode ser instalada no próprio aterro, a OSMEO® tem como vantagem a opção de locação.


Vantagens

·         Instalação rápida e compacta: as unidades de processo são móveis, a instalação é conteinerizada ou pode ser montada em skid’s.

·         Operação: Osmeo é totalmente automatizada e pode ser controlada remotamente.

·         Compatibilidade: Este processo é confiável para qualquer tipo de chorume de 0 a 40.000 ?s / cm. De acordo com o resíduo local ou a qualidade de descarte/reuso permitida/requerida, podendo ser fornecido em 2 ou 3 passos de filtração.

·         Várias capacidades disponíveis de acordo com a necessidade.

·         Alto nível de eficiência: redução de volume 70% a 90%, remoção poluentes > 99% para sais dissolvidos, metais pesados, DQO, bactérias e vírus.

 

Sobre a aQuamec

Composta por técnicos qualificados e com ampla experiência no setor, a aQuamec atua em projetos, fabricação, instalação, manutenção e reformas de equipamentos e sistemas destinados ao tratamento de água potável e industrial, de efluentes municipais e industriais, e reuso. A empresa, juntamente com seus mais de 30 parceiros internacionais, oferece soluções completas, desde o tratamento primário até a ultrafiltração e dessalinização. Entre os equipamentos fornecidos estão floculadores, grades de barras e peneiras, removedores de areia, aeradores mecânicos flutuantes ou submersíveis, difusores de ar, raspadores de lodo, sistemas de membranas, bombas e válvulas. Além de unidade fabril estrategicamente localizada próximo às principais rodovias do estado de São Paulo, a aQuamec conta com 70 centros de vendas, manutenção, distribuição e assistência técnica 24 horas, permitindo eficiência e agilidade no atendimento aos clientes em todo o Brasil e América Latina. Saiba mais: www.aquamecbrasil.com.br

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade