REVISTA TAE - CASAN inaugura Sistema de Esgoto de Braço do Norte na segunda-feira

Esta notícia já foi visualizada 189 vezes.

CASAN inaugura Sistema de Esgoto de Braço do Norte na segunda-feira

Data:24/11/2017- Fonte:CASAN

Para dar andamento ao projeto de elevar Santa Catarina a um dos primeiros lugares no ranking nacional de cobertura de esgoto, o governo do Estado e a CASAN inauguram na segunda-feira, 27, o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município de Braço do Norte, no Sul do Estado.

O investimento de R$ 23,5 milhões, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), proporciona ao município uma cobertura de 48% da sua população urbana com coleta e tratamento de esgoto.

A solenidade será prestigiada pelo governador Raimundo Colombo, pelo presidente da CASAN, Valter Gallina, e autoridades da região às 15h, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na Rua João Bianchini, ao lado da Associação Zavaski, bairro São Januário.

A primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Braço do Norte contempla a rede coletora na Bacia C, numa extensão de 35 mil 191 metros, além de 2 mil 623 metros em emissários terrestres. Também foram construídas duas Estações Elevatórias. A Estação de Tratamento de Esgoto é modelo compacta, com capacidade para tratar até 40 litros por segundo. As obras beneficiam diretamente 10.263 habitantes em 2.351 ligações domiciliares instaladas.

O investimento em Braço do Norte integra o Plano de Investimentos em desenvolvimento na CASAN, que prevê um total de R$ 1,6 bilhão aplicado apenas em esgotamento sanitário. A CASAN está implantando Sistemas de Esgotamento Sanitário em 30 municípios. A meta é levar Santa Catarina a um dos primeiros lugares do ranking de saneamento ainda neste governo ou, no mais tardar, até 2019. No início da década o Estado ocupava a vergonhosa 23ª colocação neste ranking e vai chegar ao final deste Verão já na 13ª posição.

Na terça-feira, o governador Colombo assinará a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de esgoto nos municípios de Piratuba e Ipira, na região Oeste.


Solenidade será realizada na moderna ETE compacta do Sistema, instalada no bairro São Januário. 


Foto: Acervo CASAN

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade