REVISTA TAE - Interligação de macroadutora foi uma das maiores operações da CASAN

Esta notícia já foi visualizada 262 vezes.

Interligação de macroadutora foi uma das maiores operações da CASAN

Data:11/12/2017- Fonte:CASAN

Uma das mais complexas operações da CASAN está concluída com o restabelecimento do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana.

 A operação realizada para interligar a maior adutora do Estado, de 1.200 mm, se encerrou ainda na sexta-feira à noite. A obra exigiu a redução da pressão e volume para boa parte da Grande Florianópolis durante a sexta, dia 8, sendo religada a pleno às 23h50min daquele mesmo dia.

Mais de 30 homens estiveram envolvidos, entre engenheiros e operários da CASAN e da construtora Stemag, além de dois caminhões munck, um guindaste, uma escavadeira hidráulica, duas retroescavadeiras, três caçambas-basculantes, um caminhão-pipa e dois caminhões modelo hidrovácuo. A operação também contou com equipamentos menores, como motodiscos, motosserras e rolo compressor.

As fotos dão uma ideia da grandiosidade das peças e das escavações necessárias (a quatro metros de profundidade), bem como os cuidados extras de escoramentos que tiveram de ser tomados pelos trabalhadores. Uma das peças, em formado de “Y”, era maior do que a carroceria de um caminhão. Foram 24 horas ininterruptas de trabalho, desde as 5h da manhã de sexta até as 5h de sábado na pista marginal da BR-101, na altura do bairro Forquilhinhas, em São José.

A interligação de sexta-feira foi a penúltima parte de implantação de 15,6 quilômetros desta grande rede. O traçado da Adutora 1.200 mm se estende desde a Estação de Tratamento de Água localizada do Morro dos Quadros, em Palhoça, até a entrada da Capital. É a maior tubulação da CASAN no Estado trazendo água dos rios Pilões e Cubatão para o Sistema Integrado da Grande Florianópolis. Esta é a principal obra da Operação Verão 2017-2018 com investimento de R$ 24,6 milhões.

ÚLTIMA ETAPA

Na próxima quarta ou quinta-feira deverá ser feita uma interligação semelhante, desta vez nas proximidades do Supermercado Angeloni, em Capoeiras. A empresa vai divulgar nesta segunda - em comunicados oficiais de rádios, à imprensa em geral e nas Redes Sociais - a data e horário desta nova obra, que exigirá o corte do abastecimento por cerca de 12 horas em parte de Florianópolis, na Ilha. Será a última etapa antes de colocar a Adutora 1.200mm em operação plena, melhorando o abastecimento de toda a Região Metropolitana.

A CASAN pede desculpas pelos transtornos, mas sabe que está fazendo uma obra com benefícios perenes. Na manhã deste domingo, apenas pontas de rede do município de Biguaçu e áreas da chamada Bacia do Itacorubi (na Ilha) ainda estavam com baixa pressão. A demora na região do Itacorubi /Saco Grande/João Paulo deveu-se também ao rompimento de uma outra rede, de 300mm, que traz água do Norte da Ilha, mas cujo conserto foi providenciado ainda no final da manhã de domingo.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade