REVISTA TAE - América Latina ganha US$ 3 milhões para projeto de Recursos Hídricos

Esta notícia já foi visualizada 172 vezes.

América Latina ganha US$ 3 milhões para projeto de Recursos Hídricos

Data:13/12/2017- Fonte:www.maxpress.com.br

A PEPSICO FOUNDATION E O BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SE UNEM PARA AMPLIAR O ACESSO NA AMÉRICA LATINA À HYDRO-BID, UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E GESTÃO EFICAZ DE RECURSOS HÍDRICOS


• A PepsiCo Foundation fez uma doação de US$ 3 milhões ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para a criação do Centro de Apoio Hydro-BID na América Latina e no Caribe
• Esta parceria tem como objetivo beneficiar aproximadamente 725 mil pessoas até o final de 2025.

A PepsiCo Foundation e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) têm orgulho de anunciar a criação do Centro de Apoio Hydro-BID (HSCe) na América Latina e no Caribe (LAC). O Centro vai facilitar e auxiliar os países membros do Banco no desenvolvimento de projetos de infraestrutura e políticas setoriais para que se adaptem melhor às mudanças previstas quanto à disponibilidade de água, através da implementação e disseminação de uma ferramenta de modelagem de recursos hídricos, a Hydro-BID, em áreas onde há escassez de água.


Luis Alberto Moreno, Presidente do BID, afirmou que “nossa parceria com a PepsiCo e a PepsiCo Foundation é um exemplo do importante papel que o setor privado pode desempenhar em termos de desenvolvimento. Ao tornar o centro regional possível, a PepsiCo Foundation está ajudando o BID a capacitar os governos da nossa região com os recursos, informações e habilidades necessárias para gerenciar melhor os recursos hídricos críticos e, como consequência, servir melhor seus membros”.
A Hydro-BID permite que as instituições públicas gerenciem de forma eficiente os recursos hídricos, prevendo e analisando a disponibilidade de água, levando em consideração os impactos das mudanças climáticas e o uso final da água. Como essas instituições afetam a capacidade de adaptação de suas comunidades, a Hydro-BID fortalece sua capacidade institucional para que elas possam gerenciar melhor esse bem público crucial.


No Peru, a Hydro-BID foi implementada de 2014 a 2016, junto com a Agência Nacional de Águas (ANA). Através do treinamento de mais de 100 especialistas da ANA, a Hydro-BID foi aplicada a 65% das bacias hidrográficas do Peru, representando os recursos hídricos do Atlântico, Pacífico e Tititaca. A criação do Centro ampliará seu uso após implementações na Argentina, no Equador e na Guatemala, com início em 2017. Mais recentemente, o BID e a PepsiCo organizaram o primeiro evento da Comunidade de Práticas, em Lima. Esse compartilhamento de informações é fundamental para garantir a sustentabilidade das melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos em toda a região. Até 2025, a Hydro-BID será implementada em pelo menos mais três países da região LAC. No total, esta parceria tem como objetivo beneficiar aproximadamente 725 mil pessoas até o final de 2025.

A PepsiCo Foundation é fundadora do Centro e se comprometeu a doar 3 milhões de dólares para financiar a criação do centro. Laxman Narasimhan, CEO da PepsiCo América Latina, Europa e África Subsaariana, afirmou que “todos os esforços globais da PepsiCo em relação a este assunto têm como objetivo garantir água, a longo prazo, para aqueles que dependem da disponibilidade deste recurso natural, bem como para nossos negócios de alimentos e bebidas. Agora, mais do que nunca, é crucial apoiar os esforços para aumentar o acesso à água potável, um direito humano fundamental reconhecido pela ONU. Esta concessão é baseada em sete anos de investimento e inovação em água pela PepsiCo e PepsiCo Foundation com o BID, e estamos orgulhosos de proteger o direito humano à água na América Latina e no Caribe”.


Por meio da parceria assinada com o BID, a PepsiCo e a PepsiCo Foundation estão contribuindo para aumentar o acesso a serviços de água potável e saneamento, trabalhando assim para alcançar os objetivos para 2025 de Performance com Propósito (PwP) da PepsiCo, uma agenda ambiciosa destinada a melhorar continuamente os produtos da PepsiCo, proteger o planeta e capacitar as pessoas ao redor do mundo. A PepsiCo, através da PepsiCo Foundation e seus parceiros, proporcionou acesso à água para mais de 11 milhões de pessoas e está trabalhando para aumentar esse número para 25 milhões de pessoas nas áreas com os mais altos índices de risco hídrico do mundo até 2025.


Hydro-BID e Centro de Apoio Hydro-BID
Em 2011, a PepsiCo e o BID assinaram uma parceria público-privada de cinco anos com o objetivo de estimular o crescimento social e econômico na América Latina e no Caribe. Em junho de 2016 - impulsionadas pela crença de que as parcerias público-privadas estão entre os meios mais efetivos para acelerar o desenvolvimento - ambas as partes renovaram esta parceria público-privada por mais cinco anos para oferecer um portfólio de programas que combatem a pobreza e aumentam a autossuficiência econômica em mercados importantes na América Latina. O novo compromisso concentra-se no avanço do acesso a soluções de água e nutrição, promovendo inovação e eficiência na agricultura e capacitação para inovação social para futuras gerações. 

Como parte deste compromisso de ajudar os países membros a se adaptarem às mudanças climáticas, o BID patrocinou o trabalho para desenvolver e aplicar uma série integrada de ferramentas de modelagem de recursos hídricos, denominada Hydro-BID, uma ferramenta que permite a gestão eficiente e o planejamento dos recursos hídricos ao prever a disponibilidade de água, levando em consideração os impactos das mudanças climáticas.

A Hydro-BID foi desenvolvida para responder aos desafios relacionados à falta de informação, dados confiáveis e ferramentas para apoiar os governos, os serviços de água, o setor privado e outras instituições, na medida em que se esforçam para planejar e tomar melhores decisões para o gerenciamento sustentável da água. Com base em décadas de dados, esta ferramenta de capacitação qualifica os decisores a prever mais precisamente os déficits de abastecimento de água, projetar programas de monitoramento mais efetivos e tomar decisões mais informadas sobre a alocação de água. A criação do Centro de Apoio Hydro-BID (HSCe) vai apoiar e viabilizar o uso ampliado da Hydro-BID em toda a região.

Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo gerou aproximadamente US$ 63 bilhões em receita líquida em 2016, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que inclui Frito-Lay, Gatorade, Pepsi-Cola, Quaker e Tropicana. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, com 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas de varejo anuais estimadas.
No coração da PepsiCo está Performance com Propósito – nossa crença fundamental de que o sucesso da nossa empresa está indissoluvelmente ligado à sustentabilidade do mundo ao seu redor. Acreditamos que melhorar continuamente os produtos que vendemos, operar de modo responsável para proteger o nosso planeta e capacitar pessoas de todo o mundo é o que permite à PepsiCo administrar uma empresa global de sucesso que agrega valor de longo prazo para a sociedade e para os nossos acionistas. Para mais informações, acesse www.pepsico.com.

Sobre a PepsiCo Foundation
Criada em 1962, a PepsiCo Foundation trabalha com parceiros sem fins lucrativos para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis que abordem desafios em comunidades carentes em todo o mundo. A Fundação, juntamente com a PepsiCo e seus funcionários, busca catalisar os esforços que promovam nossos objetivos para 2025 de Performance com Propósito, relacionados ao aumento do acesso a porções de alimentos nutritivos, proporcionando acesso a água potável, fazendo parcerias para aumentar as taxas de reciclagem e permitindo que jovens mulheres progridam por meio da escola e sejam bem-sucedidas no mercado de trabalho. Para mais informações, acesse o site www.pepsico.com/Purpose/Global-Citizenship

Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento é líder em financiamento de longo prazo para projetos econômicos, sociais e institucionais na América Latina e no Caribe. Além de empréstimos, doações e garantias, o BID realiza pesquisas de ponta para oferecer soluções inovadoras e sustentáveis aos desafios mais prementes da nossa região. Fundado em 1959 para ajudar a acelerar o progresso nos países membros em desenvolvimento, o BID continua trabalhando todos os dias para melhorar vidas.


+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade