REVISTA TAE - CASAN e Consórcio Trix – Infracon trabalham para concluir Estação de Tratamento de Esgoto de Concórd

Esta notícia já foi visualizada 110 vezes.

CASAN e Consórcio Trix – Infracon trabalham para concluir Estação de Tratamento de Esgoto de Concórd

Data:25/01/2018- Fonte:www.casan.com.br

A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), estrutura que faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário em implantação em Concórdia, está avançando. A expectativa da equipe técnica é de que a construção esteja finalizada até julho deste ano.


A ETE está localizada na Linha Santa Catarina, próxima ao bairro Santa Rita, e vai receber por gravidade o esgoto coletado nas residências para o tratamento. Ao final do processo, a água é devolvida ao meio ambiente dentro dos padrões exigidos pela legislação.

A unidade terá capacidade para tratar 60 litros de esgoto por segundo, e para isso conta com quatro estruturas principais. Na primeira é realizado o tratamento preliminar, onde é medido o volume de esgoto que chega à ETE e também onde são retidos os sólidos maiores/grosseiros, como materiais plásticos.

Na segunda, denominada UASB (Sigla em inglês para Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente - RAFA), são utilizadas bactérias anaeróbias, que vivem sem a presença de oxigênio e ao se alimentarem do esgoto fazem a sua depuração.

A terceira estrutura é um Filtro Biológico, com bactérias aeróbias. Estas requerem oxigênio para se desenvolver e possibilitam um tratamento complementar ao do Reator UASB. Na  última etapa do tratamento será realizada a decantação dos flocos formados nos processos anteriores, separando lodo do efluente final que poderá retornar ao ambiente. 

Objetivo e benefícios do tratamento de esgoto

O esgoto contém resíduos que favorecem o crescimento de bactérias, vírus e fungos que podem causar várias doenças e contribuir para a degradação do meio ambiente. O Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto que está em implantação em Concórdia tem por objetivo reduzir a contaminação do meio ambiente e, por consequência, a transmissão de doenças. No tratamento de esgoto os detritos e matéria orgânica são separados da água para que ela seja devolvida limpa ao meio ambiente.

Atualmente Concórdia possui uma cobertura de coleta e tratamento de esgoto de apenas 6,3% das residências e ao final da implantação do SES esse índice passará a 42% ? isso significa que mais de 25 mil habitantes serão beneficiados. O investimento total para a implantação do SES é de R$ 40,3 milhões, o que inclui 2.996 ligações domiciliares, 55.680 metros de rede coletora, 6.104 metros de emissários, duas estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade