REVISTA TAE - ABES realizará o Simpósio Ranking da Universalização do Saneamento e premiará as cidades com melhores indicadores

Esta notícia já foi visualizada 198 vezes.

ABES realizará o Simpósio Ranking da Universalização do Saneamento e premiará as cidades com melhores indicadores

Data:31/01/2018- Fonte:Assessoria de Imprensa

Prefeitos de Curitiba, Araçatuba, Birigui, Limeira, Piracicaba, Santos, Taubaté e Votorantim estarão presentes. Ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES promoverá, no dia 5 de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório do CRQ (Conselho Regional de Química), em São Paulo, o Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento (veja programação abaixo).

O encontro reunirá os presidentes de todas as Seções Estaduais da ABES e outros especialistas do setor para discutir o Ranking lançado pela ABES em outubro de 2017, durante o Congresso ABES Fenasan 2017. CONHEÇA O RANKING AQUI: http://abes-dn.org.br/wp-content/uploads/2016/01/Ranking-ABES-da-universalizacao-do-saneamento-_17.09.17-3.pdf

O Ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. O estudo analisa as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes e, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI – Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município.

Compõem o estudo 231 municípios cujos dados foram fornecidos ao SNIS2 – Sistema Nacional de Informações de Saneamento. Os dados de saúde foram obtidos do DATASUS 3 do Ministério da Saúde.

De acordo com seus indicadores, os municípios foram reunidos em três grupos:

– Rumo à universalização (pontuação acima de 489)

– Compromisso com a universalização (de 450 a 489)

– Primeiros passos para a universalização (abaixo de 450)

Durante o evento, os 14 municípios do grupo “Rumo à universalização” serão reconhecidos pela ABES em uma cerimônia de premiação. São eles: Araçatuba - SP; Araraquara - SP; Birigui - SP; Curitiba - PR; Franca - SP; Jundiaí - SP; Limeira - SP; Maringá - PR; Niterói - RJ; Piracicaba - SP; Santos - SP; São José dos Campos - SP; Taubaté – SP e Votorantim – SP.

Os prefeitos de Curitiba (Rafael Greca), Araçatuba (Dilador Borges Damasceno), Birigui (Cristiano Salmeirão), Limeira (Mário Celso Botion), Piracicaba (Barjas Negri), Santos (Paulo Alexandre Pereira Barbosa), Taubaté (Bernardo Ortiz Junior) e Vorotantim (Fernando de Oliveira Souza) confirmaram presença.

 

Programação:

14h -      Abertura - Presidente Nacional da ABES - Roberval Tavares de Souza                                                 

14h05    - Coordenação: Jerson Kelman - Presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP                                              

14h10 às 16h

- Palestra 1 - Ernani Ciríaco de Miranda - Diretor de Planejamento e Regulação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades

Tema: O SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento e o papel da SNSA no diagnóstico dos serviços                                 

- Palestra 2 - Édison Carlos - Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil

Tema: Ranking do Saneamento Trata Brasil                                      

- Palestra 3 - Dante Ragazzi Pauli - Superintendente de Planejamento Integrado - PI/SABESP e coordenador da Câmara Temática de Comunicação no Saneamento da ABES

Tema: Ranking ABES da Universalização do Saneamento                                           

- Palestra 4 - Paulo Hilário Nascimento Saldiva - Faculdade de Medicina da USP

Tema: A interface Saúde e Saneamento                                            

Debate                                               

16h às 17h10 -   Premiação dos Municípios e Encerramento                                                      

 

Sobre a ABES

Com 51 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental –ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

www.abes-dn.org.br

 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade