REVISTA TAE - Cesan lança livro que comemora os 50 anos da empresa

Esta notícia já foi visualizada 238 vezes.

Cesan lança livro que comemora os 50 anos da empresa

Data:31/01/2018- Fonte:Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Uma noite de pura emoção! A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) completou 50 anos. Em todo esse tempo vem prestando, com qualidade, serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. E para homenagear o trabalho realizado pelos empregados aposentados ao longo dos anos dedicados à empresa, e também os empregados atuais da Companhia, foi lançado o livro “50 anos Cesan. Juntos construímos essa história”, de autoria do engenheiro civil, especialista em engenharia sanitária, saúde pública e segurança do trabalho, Celso Luiz Caus, que atuou 37 anos na empresa.


“O lançamento do livro é uma forma de marcar, fortemente, meio século da empresa, reconhecendo as pessoas que ao longo da história da empresa, se dedicaram, a sociedade capixaba, a nossos clientes e deram sua contribuição para essa parte da história no Estado”, afirma o presidente da Cesan, Pablo Andreão.

“Temos motivos para celebrar essa trajetória bonita na história dos capixabas. Recentemente, acabamos de inaugurar o Sistema Reis Magos que tinha previsão para 2020. Tem obra da Cesan em diversas partes do Estado. Estamos presentes em mais de 20 municípios com obras estruturantes em um momento que diversos Estados do país estão quebrados”, ponderou o governador Paulo Hartung.

“Uma outra intervenção importante será a barragem no Rio Jucu que terá mais de 60 metros de altura. Os R$100 milhões necessários já estão reservados nos cofres do Estado. Essa obra irá garantir água para os próximos 30 anos. Na noite de hoje temos tudo a celebrar, principalmente pela história dos profissionais que passaram pelo quadro da Cesan. Faço minha homenagem para essa turma. Tenho muito orgulho desta empresa”, cravou Hartung.

Com cerca de 300 pessoas presentes no Salão São Tiago do Palácio Anchieta, a noite foi marcada também pela cessão, pelo Governo do Estado, do terreno em Bento Ferreira onde ficará localizada a nova sede administrativa da empresa.

A noite também teve a brilhante participação do Coral das Águas da Cesan, formado por empregados e ex-empregados da empresa e pessoas da comunidade, que se apresentou sob a regência do Maestro Carlos Berto, e da Orquestra do Instituto Artes sem Limites, criado há dois anos por 13 professores voluntários, dentre eles o maestro Berto, de diversas áreas como música  esporte, inglês, matemática, física  corte e costura e artesanato. O grupo, formado por crianças, jovens e adolescentes dos bairros Jaburuna e Vista Linda, recebe conhecimentos para que tenham um futuro promissor para si próprios e para a sociedade.

Também nesta terça ocorreu a entrega da Comenda Paulo Cesar Vinhas ao governador Paulo Hartung, pelo deputado estadual Esmael Almeida.

Presença

A Cesan está presente em 52 dos 78 municípios do Espírito Santo, sendo 7 na Região Metropolitana da Grande Vitória e 45 no interior. Em setembro de 1994 foi aprovada a criação da Faeces – Fundação de Assistencial dos empregados da Cesan, tendo como objetivo principal a suplementação de aposentadoria concedida pelo INSS.

O autor do livro, Celso Caus, afirma que a publicação é um reconhecimento a quem contribuiu nos processos de criação e consolidação da Cesan. “A Cesan se faz das pessoas que a fazem, na verdade. Ela não é seu conjunto de prédios, seu espaço físico. É uma forma de marcar, fortemente, meio século da empresa, é reconhecer o trabalho dos empregados que estão na ativa e das pessoas que ao longo da história da instituição, deram sua contribuição para essa parte da história”.

Na primeira parte do livro é descrita a criação do Departamento de Água e Esgoto que antecedeu a Cesan. Algumas obras são destaque, como a Estação de Tratamento de Água Cobi, a primeira Estação de Tratamento de Água de Água de Vitória, Vila Velha, e o reservatório Santa Lúcia.

Na segunda parte, Do Tempo da Cesan, o autorestruturou a evolução da Companhia em décadas, desde sua criação, a construção das primeiras unidades, construção dos grandes, médios e pequenos sistemas de água e esgotamento sanitário. Por meio de gráficos mostra a evolução de 1967 a 2017, e as metas para os próximos anos, as principais obras em andamento e as previstas. Ainda na segunda parte, destaca a crise hídrica que perdura por quatro anos consecutivos. Também estão presentes na publicação fotos homenageando alguns daqueles que contribuíram com a história da empresa.  

Sobre o autor  

Engenheiro civil, especialista em engenharia sanitária, saúde pública e segurança do trabalho, Celso Luiz Caus atuou 37 anos na Cesan. É pesquisador e escritor. Iniciou a carreira como estagiário, ocupou inúmeras gerências e assessorias até assumir o cargo de diretor de Relações com o Cliente. Nasceu em Quatituba, município de Itueta, Minas Gerais, em 1952. Tem trabalhos publicados em simpósios e congressos nacionais e internacionais. É autor dos livros “Das Fontes e Chafarizes às Águas Limpas” e “Os Cauz-s”.

Foi homenageado com as Comendas Saturnino Brito, Rubem Braga e Paulo Vinha.   Foi conselheiro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos desde a sua criação, até 2012. Recebeu do Governo do Estado o prêmio “Gerente da gente 2009”, por ter realizado o melhor projeto do Programa de Gerenciamento Intensivo de Projetos (Pró-Gestão). Atualmente, é consultor e palestrante na área de Saneamento e Recursos Hídricos.





+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade