REVISTA TAE - Usina terminal de esgotos de Santos operou por 98 anos e hoje encanta pela beleza arquitetônica

Esta notícia já foi visualizada 235 vezes.

Usina terminal de esgotos de Santos operou por 98 anos e hoje encanta pela beleza arquitetônica

Data:02/02/2018- Fonte:Sabesp

A cidade de Santos é cheia de histórias, entre elas a da Usina Terminal de Esgotos, uma estrutura que começou a funcionar em 1912 como parte de um novo sistema de esgotamento sanitário projetado pelo "Patrono da Engenharia Sanitária do País", Francisco Rodrigues Saturnino de Brito, para solucionar um problema de calamidade pública que assolava a região entre 1890 e 1900, devido ao grande número de mortes por epidemias.

Além da usina, fazia parte desse sistema 66 quilômetros de coletores de esgoto, 15 quilômetros de emissários, 602 poços de visita, dez estações elevatórias e uma ponte suspensa, a Ponte Pênsil, projetada para a travessia do emissário da ilha de São Vicente à sua área continental.

Pelo tempo que funcionou, 98 anos, a usina recebia o esgoto de Santos e o bombeava por 12 quilômetros de tubulações, passando pela Ponte Pênsil. A estrutura foi desativada em 2010, quando o Programa Onda Limpa, da Sabesp, entregou uma nova estação à cidade com o dobro da capacidade e ampliou o emissário submarino.

Mesmo sem funcionar, a Usina Terminal de Esgotos permanece no mesmo local, no bairro José Menino, ao lado do Orquidário Municipal, e encanta quem visita à cidade com sua beleza arquitetônica.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade