REVISTA TAE - Ações da Sabesp consolidam Santos entre as cidades com melhor saneamento do Brasil

Esta notícia já foi visualizada 179 vezes.

Ações da Sabesp consolidam Santos entre as cidades com melhor saneamento do Brasil

Data:14/02/2018- Fonte:Sabesp

Os índices universalizados na área de saneamento básico em Santos foram, mais uma vez, premiados em âmbito nacional. O ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) destacou a cidade como a terceira melhor, um reconhecimento alcançado por meio dos investimentos e obras da Sabesp no município. 

Nos últimos 10 anos foram aplicados mais de R$ 477 milhões em ampliações das redes de distribuição de água, reservatórios, expansão das redes coletoras de esgotos, aprimoramento da Estação de Precondicionamento de Esgotos (EPC), além do prolongamento do emissário submarino. 

A companhia é diretamente responsável pelo desempenho santista em três dos cinco principais critérios avaliados – abastecimento de água, coleta de esgoto e tratamento de esgoto – além da coleta de lixo e destinação adequada de resíduos. 

A pesquisa evidencia ainda a melhora da qualidade de vida da população com o acesso ao saneamento básico, traçando um paralelo com o número de internações por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI), criado pela Fundação Nacional da Saúde que considera doenças “típicas de ambientes precários onde não há saneamento básico, ou quando existe, é inadequado”. 

Para relacionar estes dados aos índices de saneamento, o estudo selecionou as doenças de transmissão fecal-oral como diarreias, febres entéricas e hepatite A, por serem as com maior incidência no país entre 2000 e 2013, segundo o IBGE. Neste sentido, Santos possui o melhor índice entre as cidades litorâneas da categoria, com 10,83 a cada 100 mil habitantes, e o quinto entre as 14 que se destacaram. 

O prêmio da ABES foi recebido pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, em evento realizado em São Paulo na última segunda-feira (5). O objetivo do levantamento foi medir o desenvolvimento da universalização no país de forma rápida, bem como avaliar o caminhamento dos municípios rumo à universalização do saneamento básico. 

E esta não é a única lista na qual Santos figura entre as cidades brasileiras com os melhores índices de saneamento. Ela também é a atual quarta colocada no ranking do Instituto Trata Brasil, tendo liderado a lista por dois anos. Em 2015 a cidade fechou contrato com a Sabesp para os próximos 30 anos.

O documento completo pode ser consultado no site da ABES através do link: http://abes-dn.org.br/wp-content/uploads/2017/10/Ranking-ABES-da-universalizacao-do-saneamento-_17.09.17-3.pdf.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade