REVISTA TAE - São Sebastião da Grama já tem 42 adesões ao Programa Nascentes

Esta notícia já foi visualizada 200 vezes.

São Sebastião da Grama já tem 42 adesões ao Programa Nascentes

Data:16/02/2018- Fonte:www.agricultura.sp.gov.br

Por: Vinicius Matheus

O secretário Arnaldo Jardim lanou o Programa com o plantio de mudas

O município de São Sebastião da Grama já tem 42 adesões de propriedades rurais ao Programa Nascentes, que promoverá intervenções conservacionistas, por meio de terraceamento agrícola para a recuperação de solo e água da Bacia de Anhumas. A realização do projeto é cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e entidades parceiras. O lançamento foi realizado com plantio de mudas no último dia 1 de fevereiro.

O secretário Arnaldo Jardim destaca a importância da interação na busca da preservação da natureza e a garantia aos recursos disponíveis. “É necessário seguir nessa integração entre Secretaria e Prefeitura com os produtores rurais para a recuperação das nascentes e cuidados aos recursos hídricos e promover a recuperação mata ciliar.”

Um dos objetivos é o uso racional da água nas propriedades rurais, com foco na modernização de sistemas de irrigação mediante a utilização de técnicas e equipamentos de maior eficiência, além de plantar mudas de espécies nativas para recuperação florestal. Os municípios de Itapira e Pedreira são os próximos a iniciar as adesões ao Nascentes.

Conheça o Projeto

O convênio engloba atividades relacionadas à conservação de solo e água, o que inclui recuperação florestal.  Essas atividades são fundamentais para a revitalização de bacias hidrográficas e melhoria de suas funções ecossistêmicas, principalmente no que tange à produção de água em quantidade e qualidade.

Também estão previstos serviços complementares com foco no saneamento ambiental rural (construção de fossas biodigestoras), na captação de águas de chuva e no controle de perdas com irrigação (impermeabilização de reservatórios com filme plástico). Os serviços de conservação de solo compreenderão as atividades de readequação de estradas rurais, terraceamento e subsolagem.

As atividades de conservação de solo são fundamentais em projetos de revitalização de bacias hidrográficas. Quando bem planejadas e construídas, as estruturas mecânicas reduzem significativamente a perda de solo e o consequente assoreamento dos mananciais.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade