REVISTA TAE - Maior município do Vale do Paraíba, São José dos Campos é destaque em ranking de saneamento

Esta notícia já foi visualizada 197 vezes.

Maior município do Vale do Paraíba, São José dos Campos é destaque em ranking de saneamento

Data:21/02/2018- Fonte:Sabesp

Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Pararangaba
 
São José dos Campos subiu ao pódio mais um vez. Depois de ficar em terceiro lugar no último Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades do país, do Instituto Trata Brasil, a cidade voltou a se destacar em um estudo inédito da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), intitulado "Ranking Abes da Universalização do Saneamento". A cidade foi uma das quatro atendidas pelas Sabesp e uma das 14 do Brasil que alcançaram a categoria "rumo à universalização" e foram premiadas no último dia 5 de fevereiro.
 
A conquista é consequência de uma série de investimentos realizados pela Sabesp no município. Entre eles, está a duplicação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Lavapés de 585 litros por segundo para 1.168 l/s, em 2014. Outro, mais recente, foi a inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Pararangaba, que universalizou os serviços de saneamento na cidade, posicionando a cidade como a melhor saneada do país entre as com mais de 600 mil habitantes.
 
Para essas duas importantes obras foram aplicados mais de R$ 144,8 milhões e o resultado refletiu na melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade e contribuiu com a preservação de importantes cursos d´água da região como,  por exemplo, o Rio Paraíba do Sul, um dos principais mananciais do país. O rio, que é responsável pelo abastecimento de 15 milhões de pessoas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, teve a qualidade de suas águas melhorada, inclusive com o retorno de peixes.
 
"A pesquisa da ABES aponta para o forte vínculo entre saneamento básico e saúde da população. Portanto, investir em saneamento é garantir ao cidadão um direito básico constitucional: o direito à saúde", ressaltou Fernando Lourenço de Oliveira, superintendente da Sabesp na Unidade de Negócio do Vale do Paraíba. 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade