REVISTA TAE - Atibaia recebe investimentos para universalização de coleta e tratamento de esgoto

Esta notícia já foi visualizada 178 vezes.

Atibaia recebe investimentos para universalização de coleta e tratamento de esgoto

Data:27/02/2018- Fonte:www.abconsindcon.com.br

Até 2021, Atibaia (SP) atingirá a universalização do sistema de esgotamento sanitário, beneficiando diretamente mais de 137 mil moradores do município. Para o cumprimento da meta, ao longo dos próximos quatro anos, a Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e pelo tratamento de esgoto na cidade, investirá R$160 milhões em obras de ampliação e melhoria da rede.

De acordo com o cronograma de investimentos, em 2018, serão feitas a modernização e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Estoril. As obras impactarão significativamente na eficiência da estação, com melhorias na prestação do serviço. Já em 2019, será construída a ETE Caetetuba, que beneficiará 52 mil cidadãos que ainda não contam com o serviço de tratamento de esgoto. Nos dois anos seguintes estão previstos investimentos para implantação dos Sistemas Portão, Usina, Tanque e Maracanã, além da ampliação da ETE Caetetuba.

De acordo com o gerente da Atibaia Saneamento, Sérgio Bovo, a universalização do esgotamento sanitário é uma meta que será alcançada com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população. “Os principais beneficiados serão os atibaianos e os municípios integrantes da bacia PCJ, que recebem diretamente os efluentes do Rio Atibaia”, ressalta.

Para a Superintendente da Saae, Fabiane Santiago, esses investimentos na área de saneamento representam uma melhora significativa na vida da população atibaiana. “A universalização do sistema de esgotamento sanitário é fundamental para nossa cidade, pois trará grandes melhorias na qualidade de vida dos munícipes de Atibaia”, destaca.

Sobre a Atibaia Saneamento – Com contrato assinado em dezembro de 2012, trata-se de uma parceria público-privada (PPP) com a Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A Atibaia Saneamento faz parte da Iguá Saneamento, companhia que atende cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.

Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, atendem a cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

Sobre a SAAE Atibaia – A SAAE foi fundada em 1969, como Serviço Autônomo de Água e Esgoto da Estância de Atibaia. Era uma autarquia com o objetivo de construir e operar as estruturas de saneamento do município. Em 2001 passou a denominar-se Saneamento Ambiental de Atibaia e adquiriu também a responsabilidade da gestão dos resíduos sólidos. Em 2011, foi transformada em empresa pública, passando a denominar-se Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia – SAAE, mantendo os mesmos direitos e obrigações.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade