REVISTA TAE - Ricardo entrega adutora beneficiando 11 mil habitantes de Jericó e Mato Grosso

Esta notícia já foi visualizada 195 vezes.

Ricardo entrega adutora beneficiando 11 mil habitantes de Jericó e Mato Grosso

Data:27/02/2018- Fonte:www.cagepa.pb.gov.br

O governador Ricardo Coutinho entregou, na sexta-feira (23), a adutora Jericó/Mato Grosso, que vai reforçar o sistema de abastecimento destas duas cidades que sofrem com a escassez de água. A obra hídrica beneficia aproximadamente 11 mil pessoas e representa quase R$ 1 milhão de investimento. Também estiveram presentes o presidente da Cagepa, Hélio Paredes Cunha Lima, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e auxiliares do Governo.

Segundo o governador Ricardo Coutinho, as adutoras implantadas no Estado estão mudando a realidade das cidades, trazendo desenvolvimento para as regiões. “São 1.500 km de adutoras sendo implantadas na Paraíba, a exemplo desta que inauguramos hoje. Assinamos agora em fevereiro, ordem de serviço para a adutora de Piancó e Emas e em breve, vamos iniciar as adutoras de Monte Horebe e Carrapateira. Esse é o ritmo acelerado que a Paraíba segue, promovendo melhorias na vida do povo”, avaliou.

O governador também ressaltou a importância do Orçamento Democrático Estadual como instrumento fundamental de diálogo com a população. “O ODE é um grande instrumento de democracia implantado na Paraíba. É do Orçamento que vem a visão e a prioridade do povo. A participação da população nas plenárias é essencial para fazermos uma Paraíba ainda mais desenvolvida”, frisou.

“É um prazer voltar à região para fazer esta inauguração simbólica da adutora Jericó/Mato Grosso. Na verdade ela já está funcionando desde o final do ano passado levando água para os moradores destas duas cidades. Nossa meta é levar segurança hídrica para todas as regiões. Água é um bem precioso, que representa mais saúde e qualidade de vida para os cidadãos”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

O presidente da Cagepa, Hélio Cunha Lima, explica as novas instalações, que contam com um sistema de captação flutuante e uma adutora de engate rápido que irá levar a água às duas cidades, com uma vazão de 51 metros cúbicos por hora. “Antes, a água era captada do Açude Carneiro e seguia por um sistema de tomada de fundo da barragem até chegar à Estação de Tratamento (ETA) em Jericó. Mas com a redução no nível do açude, o abastecimento estava se tornando inviável. Agora, o novo projeto consta de um sistema de captação flutuante que leva a água da barragem para uma adutora de engate rápido, que segue para uma estação elevatória e posteriormente é bombeada para a ETA de Jericó. Depois de tratada, a água é distribuída também para o município de Mato Grosso”.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, ressaltou que o abastecimento de água garante mais expectativa e esperança para a população. “Esta adutora é mais uma grande obra que vem beneficiar o povo desta região. Caminhando pela Paraíba vejo que muitos sonhos do povo estão sendo realizados, são escolas, adutoras, estradas. Este Estado segue rumo ao futuro”, falou.

ricardo-entrega-refoma-de-escola-e-adutora-em-jerico-foto-francisco-franca-6Para o prefeito de Mato Grosso, Raimundo José, conhecido como Doca, a obra é uma das mais significativas para o povo da cidade. “Era uma grande necessidade dos moradores ter água constantemente nas torneiras. Temos um potencial enorme e com abastecimento de água fica mais fácil para ocorrer o desenvolvimento da região”, observou.

A dona de casa Francisca de Souza mora na cidade de Jericó desde criança e expressou a felicidade em ter abastecimento de água. “Antes a gente tinha que comprar água para beber e fazer as atividades diárias. Muita gente deixava de comprar algum alimento para poder ter o dinheiro da água. Era uma dificuldade! Agora nossa vida melhorou demais, porque desde o final do ano passado temos água tratada nas torneiras. Estamos muito satisfeitos”, afirmou.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade