REVISTA TAE - Projeto Semeando Água mostra a importância do sistema Cantareira

Esta notícia já foi visualizada 171 vezes.

Projeto Semeando Água mostra a importância do sistema Cantareira

Data:14/03/2018- Fonte:Envolverde

Julio Ottoboni 

O Projeto “Semeando Água”, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, é um dos expositores do 8º Fórum Mundial da Água, que irá acontecer em Brasília (DF), de 18 a 23 de março de 2018. Considerado um dos eventos ambientais mais importantes do mundo, o fórum deverá reunir cerca de 45 mil pessoas, de mais de 150 países, com uma programação de 270 debates sobre temas como financiamento, governança, gestão transfronteiriça dos recursos hídricos, poluição entre outros.

Em sua 2ª edição, o “Semeando Água” leva para o fórum a importância de atuar no Sistema Cantareira, um dos maiores sistemas de captação de água do planeta, com potencial de abastecer cerca de 12 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo e Campinas, além de ser a primeira grande obra de transposição de água no Brasil.

Também serão apresentados os resultados da primeira etapa do projeto, realizado entre 2013 e 2015, e as ações previstas para serem realizadas até 2019, com foco em atividades de extensão rural, educação ambiental e comunicação em oito municípios do Sistema Cantareira: Mairiporã, Nazaré Paulista, Joanópolis, Piracaia, Bragança Paulista, Itapeva, Extrema e Camanducaia.

O projeto será tema na programação oficial do evento, em duas ocasiões. A primeira, no estande da Petrobras, na sessão técnica “Segurança hídrica em ambientes urbanos complexos”. A sessão vai tratar sobre mudanças climáticas e seus impactos no ciclo hidrológico, apontando a necessidade de se discutir medidas para aumentar a segurança hídrica e a capacidade de adaptação a novos cenários. A segunda, no estande do Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), onde será apresentado o Programa Petrobras Socioambiental e a atuação do Projeto Semeando Água, com destaque para a dimensão de interlocução de políticas públicas e a experiência no território do Sistema Cantareira, com a presença de Simone Tenório, membro da equipe do IPÊ.

Dia 22 de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Água, o projeto também marca presença junto a outras instituições ambientalistas no ¨Ato pela Água¨ ligado às atividades do FAMA (Fórum Alternativo Mundial pela Água) que acontecerá de forma paralela ao evento oficial. (#Envolverde)

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade