REVISTA TAE - Obras de captação de água de Corumbá IV serão finalizadas em 2018

Esta notícia já foi visualizada 206 vezes.

Obras de captação de água de Corumbá IV serão finalizadas em 2018

Data:15/03/2018- Fonte:www.maxpress.com.br

Empreendimento foi incluído no programa Agora, é Avançar. Previsão é que beneficie 1,3 milhão de pessoas no Distrito Federal e em Goiás
 
Aguardada há quase 10 anos, a ampliação e melhoria do sistema de produção de água do rio Corumbá ficará pronta ainda neste ano, após a parceria feita entre o Governo do Brasil, o Governo do Distrito Federal (GDF) e órgãos estaduais. Essa obra tem o objetivo de captar água da usina de Corumbá IV e direcionar para o Distrito Federal e municípios goianos do Entorno, minimizando efeitos da escassez nos reservatórios.

Após a paralisação das obras, o empreendimento foi incluído no programa Agora, é Avançar, que tem o objetivo de retomar importantes obras de impacto econômico e social e que sofreram diante da recessão. Com a finalização do projeto, o sistema de captação vai beneficiar 1,3 milhão de habitantes do DF e de Goiás.

Recursos
O investimento total do empreendimento é de R$ 370 milhões – sendo R$ 85,3 milhões oriundos dos cofres federais. As obras compreendem a criação de uma estação de bombeamento em Luziânia (GO), uma estação de tratamento em Valparaíso (GO), além de completar a construção de adutoras.

Benefícios
Essa é uma obra importante para o Distrito Federal e o entorno goiano. Isso porque a região vem sofrendo diante da insistente escassez de chuvas e longos períodos de estiagem. Apesar do aumento das precipitações, a obra é necessária para garantir o abastecimento de água a todos os moradores da região.

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), ao final de todo processo, 8 mil litros de água por segundo servirão para abastecer cidades como o Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Taguatinga Sul, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Park Way e Arniqueiras. 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade