REVISTA TAE - Começa oficialmente o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

Esta notícia já foi visualizada 193 vezes.

Começa oficialmente o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

Data:20/03/2018- Fonte:Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos

O 8º Fórum Mundial da Água, evento mais importante do mundo sobre o tema, teve sua abertura solene nesta segunda-feira (19/3), em Brasília. Chefes de estado, representantes de diversos países, técnicos, pesquisadores, dirigentes de empresas e ativistas de ONGs darão sequência até dia 23/3 a uma série de debates sobre a atual situação da água no mundo e as perspectivas para o futuro.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma instituição internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".

O atual presidente do Conselho Mundial da Água é o engenheiro paulista Benedito Braga, que também é secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Tendo o Conselho como organizador, o Fórum conta ainda com o Governo do Distrito Federal e o Governo Federal como realizadores e anfitriões. A solenidade de abertura foi conduzida pelo presidente da República, Michel Temer, tendo a participação do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, além de ministros e autoridades brasileiras e internacionais.

"Um dos papéis fundamentais do Fórum é estimular os governos a se engajarem na questão da água, fazendo com que os decisores políticos conversem com aqueles que trabalham na área técnica e acadêmica e oferecem novas soluções e experiências. Superar os desafios da questão da água hoje no mundo é um chamado para as lideranças nos níveis governamentais mais altos em todo o mundo. Precisamos continuar trabalhando juntos e unir esforços para dar à segurança hídrica a importância que ela merece", destaca Benedito Braga.

O evento prossegue no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Paralelamente acontecem a Expo, mais voltada para os negócios, a Feira, aberta à visitação do público, e a mostra Vila Cidadã, com experiências de sustentabilidade direcionadas principalmente para estudantes. A Feira e a Vila Cidadã foram abertas já no sábado (17/03) e a Expo no domingo (18/03). 

Conselho Mundial da água 
Organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, o Conselho Mundial da Água reúne cerca de 300 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 50 países. O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, da sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe, em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul. Para mais informações sobre o Fórum acesse: http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/8º-fórum-mundial-da-água-18-23-de-março-de-2018.

Para saber mais sobre o Conselho Mundial da Água: http://www.worldwatercouncil.org/en

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade