REVISTA TAE - Ampliado o número de equipes nas obras do SES Ingleses-Santinho

Esta notícia já foi visualizada 225 vezes.

Ampliado o número de equipes nas obras do SES Ingleses-Santinho

Data:21/03/2018- Fonte:CASAN

A partir desta segunda-feira,19, dez equipes estarão atuando simultaneamente nas obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES Ingleses/Santinho). De acordo com a administração do Consórcio Trix-Infracon, contratado pela CASAN para a execução dos trabalhos, serão nove equipes envolvidas no processo de escavação de ruas e instalação das tubulações e uma trabalhando na instalação de Caixas de Inspeção (CIs) em vias que já receberam a rede coletora. Outras duas equipes, ainda, executam especificamente a recomposição da pavimentação de ruas onde as obras já foram concluídas. Desde meados de novembro de 2017, a instalação das CIs vem sendo executada simultaneamente à colocação das tubulações, mas existe ainda um passivo referente ao período inicial dos trabalhos de ampliação da rede, quando os equipamentos (CIs) ainda não estavam disponíveis.

A ampliação no número de frentes de trabalho neste momento faz parte do planejamento da equipe responsável pelas obras, que durante a alta temporada precisou restringir os trabalhos a ruas mais afastadas das áreas de grande circulação de veículos e pessoas. A partir de agora, o trabalho pode ser intensificado, elevando a média diária de tubos instalados.   

Atualmente as equipes estão trabalhando nas servidões Francisca Marques da Silva, Pedro Manoel dos Santos, Flor, Valdevino Marques da Natividade, Alzira Medeiros Sagaz, Holegário e Cassiano Fregório Flor, e nas ruas das Gaivotas e dos Lordes. A partir de segunda-feira, as intervenções começam também nas servidões Maria Engrácia Nunes e Caminho do Sítio, que esta semana receberam a visita da equipe socioambiental do Consórcio, com o objetivo de informar os moradores sobre a rotina da obra, tempo de interrupção do tráfego e previsão de duração dos serviços na via, além de distribuir folhetos com informações sobre o projeto integral e sobre os benefícios do saneamento básico.

A OBRA

A primeira quinzena de março se encerra com 11,9 km de rede já instalados, o que corresponde a 20,5% do total de tubulações a serem colocadas em vias dos dois bairros do Norte da Ilha, que chega a 58 Km. Além das redes coletoras, o projeto de ampliação do SES Ingleses-Santinho prevê a instalação de aproximadamente 4.500 ligações domiciliares, estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que terá capacidade de depurar 105 litros de esgoto por segundo em nível terciário.

O projeto do SES Ingleses-Santinho é uma ação conjunta da CASAN, governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis com investimento total de R$ 84 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Quando concluído, o SES Ingleses-Santinho irá atender todo o centro de Ingleses (áreas norte e sul do bairro) e a praia do Santinho, beneficiando cerca de 42 mil moradores fixos e os milhares de veranistas que visitam a região durante o Verão.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade