REVISTA TAE - Saneago e Emater conferem ações em andamento do Programa Produtor de Água

Esta notícia já foi visualizada 217 vezes.

Saneago e Emater conferem ações em andamento do Programa Produtor de Água

Data:02/04/2018- Fonte:Saneago

A Saneago participou da primeira reunião para apresentação das intervenções em andamento nas propriedades participantes do Programa Produtor de Águas da Bacia do Ribeirão João Leite. O evento foi realizado pela Emater, em parceria com a Saneago, na fazenda do Sr. Cilso Augusto, em Nerópolis (GO). 

Na oportunidade, o técnico Maurício Lima expôs as ações e destacou os benefícios que elas estão gerando. De acordo com ele, além de promoverem o aumento da vazão dos cursos d´água, também favorecem o bem-estar humano pela melhoria de microclima, a ciclagem de nutrientes, o sequestro de carbono e o incremento de matéria orgânica no solo.

O gerente de Educação Ambiental e Sustentabilidade (PR-GAS) da Saneago, Divino Lázaro, falou sobre o princípio do provedor-recebedor por serviços ambientais, que se refere a todos aqueles que são remunerados por produzir externalidades positivas em benefício do meio ambiente e da coletividade. Divino Lázaro destacou ainda o papel do produtor rural para a concretização do programa.

Para o presidente da Emater, Pedro Arraes, o Programa Produtor de Água é muito mais que um projeto ambiental, sendo uma ação de desenvolvimento rural, que demonstra que é possível obter produtividade com sustentabilidade. Pedro Arraes também pontuou a importância da existência de um fundo do Estado para promover os pagamentos ao provedor-recebedor (PSA).

O prefeito de Nerópolis, Gil Tavares, participou do evento e comentou sobre a relevância  da água para o mercado de imóveis rurais. Segundo o gestor, a água é o fator que mais agrega valor para negociação. 

Ao final das discussões, o representante da Secima, Marcos Cabral, garantiu que o programa terá continuidade. O engenheiro agrícola da Emater, Pedro Américo, aproveitou para agradecer aos produtores rurais pelo interesse em aderir ao programa. O evento contou ainda com a presença da equipe da Gerência de Proteção de Mananciais e da Supervisão de Estudos de Recursos Hídricos da Saneago.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade