REVISTA TAE - Programa de reflorestamento da AccorHotels recupera 241 nascentes de água na Serra da Canastra

Esta notícia já foi visualizada 119 vezes.

Programa de reflorestamento da AccorHotels recupera 241 nascentes de água na Serra da Canastra

Data:03/04/2018- Fonte:www.revistafatorbrasil.com.br

Grupo pretende plantar até 2021 mais de dez milhões de árvores.

Com o objetivo de promover novas formas de oferecer hospitalidade cada vez mais consciente, a AccorHotels investe em seu programa global de sustentabilidade, o Planet 21, para que clientes e comunidades locais trabalhem de mãos dadas para incentivar a economia positiva em prol do meio ambiente.

O Grupo criou, em 2009, o programa Plant for the Planet, iniciativa global que visa reflorestar áreas desmatadas. Parte da economia da lavagem de toalhas nos hotéis é direcionada para o plantio de mudas de árvores. “São mais de 2.100 hotéis participantes no mundo e 10.000 beneficiados diretos. Incentivamos todos os hotéis da América do Sul a participar desta iniciativa e, como recompensa, os que se destacam podem levar os colaboradores que atuam na área de governança para conhecer a sede da ONG Nordesta, nossa parceira, e conhecer o programa de reflorestamento de perto”, afirma Antonietta Varlese, Vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da AccorHotels América do Sul. Desde 2009 foram mais de 5 milhões de mudas plantadas no mundo e o objetivo é atingir a marca de 10 milhões até 2021.

Ao reutilizar as toalhas, os hotéis alcançam uma economia significativa, e 50% do valor arrecadado é revertido para o reflorestamento da região da Canastra.

Grupo de colaboradores que visitou a Serra da Canastra em março — Os protagonistas do programa são os colaboradores que atuam na área de governança dos hotéis, pois eles incentivam os hóspedes a reutilizarem as toalhas em prol da causa. Cada hotel possui a responsabilidade de comunicar aos clientes sobre o programa e transmitir o quão importante é ajudar o meio ambiente.

Como forma de reconhecer estes colaboradores, a empresa leva todos os anos um grupo de representantes de hotéis do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai para conhecer a sede da Nordesta, associação que possui mais de 50 projetos com o objetivo de preservar as florestas tropicais e melhorar as condições de vida das populações rurais em todo o Brasil.

Grupo de colaboradores que visitou a Serra da Canastra em março — A ONG, que é parceira da AccorHotels há quase 10 anos, é responsável por todas as etapas do reflorestamento que já recuperou 332 hectares - o que equivale a 442 campos de futebol – e trabalha com a proteção de 241 nascentes, entre elas a bacia do Rio Grande, Rio Paranaíba e Rio São Francisco. “A parceria com a AccorHotels trouxe inúmeras melhoras para nossas terras, como a geração de matéria orgânica, que pode ser empregada na lavoura, garantindo a fertilidade natural. Também nos mostra como podemos contribuir para aumentar o nível da água no Rio São Francisco”, declara o produtor rural Marcelo José Gazotti, beneficiário do Plant for the Planet.

Benefícios econômicos se somam aos ecológicos, uma vez que o plantio das árvores recuperam não só as nascentes, mas também áreas de recarga de lençóis freáticos. O aumento da produção de água é uma das principais conquistas do programa, tanto para os agricultores quanto para a população. Além disso, as árvores melhoram os rendimentos das culturas já plantadas, a qualidade da colheita, a recuperação da fauna e flora, a prevenção de processos erosivos, a diminuição do assoreamento de rios e lagos e a melhoria da qualidade das águas e do clima, ao mesmo tempo em que proporcionam aos agricultores recursos adicionais (como venda de biomassa, frutas, etc).

Este ano, os 30 colaboradores que estiveram presentes plantaram as mudas e puderam interagir com alguns dos 71 produtores locais beneficiados pelo reflorestamento, “Conhecer as áreas recuperadas me causou uma emoção muito grande em ver quão significante é nosso trabalho em incentivar o reuso das toalhas. A visita ao viveiro me proporcionou satisfação em impulsionar nossos hóspedes a fazer parte deste programa sustentável”, revela Edvaldo Batista, colaborador do hotel ibis Styles Barra Funda.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade