REVISTA TAE - Sanepar pesquisa vazamentos de água em Pato Branco

Esta notícia já foi visualizada 104 vezes.

Sanepar pesquisa vazamentos de água em Pato Branco

Data:09/04/2018- Fonte:Sanepar

Mais de oito mil ligações de água serão vistoriadas

As equipes da Sanepar estão percorrendo cerca de 50 quilômetros das redes de distribuição de água tratada na área central de Pato Branco. Os trabalhos, iniciados na noite da quinta-feira (05), têm por finalidade monitorar trechos da tubulação de água e identificar possíveis vazamentos ocultos e aparentes. Além das redes de distribuição, serão vistoriadas mais de 8 mil ligações de água.

O gerente regional, Aderbal Roncatto, explica que esse é um trabalho preventivo para evitar o desperdício de água e garantir o abastecimento da população. “Nossas equipes fazem periodicamente o trabalho de monitoramento nas tubulações em todas as regiões da cidade e agora estamos intensificando a pesquisa na área central para evitar perdas de água na distribuição e executar o conserto com a maior brevidade possível”, explica o gerente.

Os trabalhos de vistorias nas redes estão sendo feitos pelas equipes próprias da Sanepar, durante a noite, com o uso de equipamento denominado geofone. Esse aparelho, que se assemelha a um estetoscópio, detecta os ruídos característicos dos vazamentos ou da fuga de água. “O monitoramento à noite facilita porque há redução dos ruídos dos veículos e do movimento natural da cidade e porque o consumo de água é menor permitindo a identificação dos pontos de vazamento”, esclarece Aderbal. Já, as pesquisas nos cavaletes e ligações de água estão sendo feitas durante o dia também pelas equipes da Sanepar.

Os empregados realizam essa atividade usando uniforme, crachá de identificação, coletes fluorescentes e veículos da Sanepar.

Na primeira noite do trabalho já foi possível identificar um vazamento em uma das redes de ferro da Avenida Tupi. O conserto da tubulação foi concluído na sexta-feira (06).

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade