REVISTA TAE - Alternativas de financiamentos serão destaque no 48º Congresso da Assemae

Esta notícia já foi visualizada 111 vezes.

Alternativas de financiamentos serão destaque no 48º Congresso da Assemae

Data:10/04/2018- Fonte:Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - Assemae

A comissão organizadora do 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae aprovou como tema central do evento o debate sobre as “Alternativas de financiamentos para o saneamento público”. O assunto será discutido no primeiro painel do encontro, dia 28 de maio, incluindo a participação de instituições federais responsáveis pelos investimentos no setor de saneamento básico, além de municípios com experiências exitosas.  

Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, a proposta de trabalhar a questão dos financiamentos como tema principal do Congresso é uma demanda dos municípios associados.  “Entre as principais dificuldades dos serviços municipais está o acesso a recursos públicos destinados ao setor de saneamento básico. Vamos levar esse debate até Fortaleza, buscando orientar os gestores municipais e também cobrar o Governo Federal para a garantia de investimentos públicos”, justifica.

O painel que debaterá o tema terá a coordenação do presidente da Assemae Regional do Rio Grande do Sul, Alvaro Alencar, que representa o Semae de São Leopoldo (RS). Como palestrantes de órgãos fomentadores, foram convidados o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Henrique Pires; o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rodrigo Sérgio Dias; o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira; o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim; e o secretário estadual da Fazenda do Ceará, Mauro Filho.

Para enriquecer o debate a partir de experiências exitosas, o painel também contará com a participação do diretor-presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) de Campinas (SP), que apresentará o modelo de parceria estabelecida entre a Sanasa e o DAEV de Valinhos para a ampliação do tratamento de esgoto na Bacia do PCJ. Além disso, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SAAEJ/SP), André Kiyoshi de Nozaki, abordará o edital de BOT aplicado à melhoria do abastecimento de água no município.

Sobre o evento

O 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, de 27 a 30 de maio. A programação inclui painéis, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos e feira de saneamento básico. São esperados mais de dois mil participantes, com municípios de todas as regiões do Brasil. As inscrições estão abertas pelo site www.assemae.org.br/congressonacional.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade