REVISTA TAE - Copasa assina Termo de Cooperação em Inhapim

Esta notícia já foi visualizada 206 vezes.

Copasa assina Termo de Cooperação em Inhapim

Data:16/04/2018- Fonte:Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assinou, no dia 27 de março, em Inhapim, o Termo de Cooperação Técnica se comprometendo a fornecer o óleo diesel para o abastecimento das máquinas e caminhões oferecidos pela Prefeitura. A medida vai estimular o desenvolvimento de ações do Programa Pró-Mananciais, que serão executadas no Córrego São Silvestre, manancial de captação de água bruta da Companhia.


Entre os trabalhos realizados pelos equipamentos está a estrutura de contenção das águas das chuvas, que irão fazer uma recarga artificial e possibilitar a infiltração, de forma mais rápida, das águas nos lençóis freáticos e aquíferos. Para evitar o assoreamento dos cursos d¿água, serão contidos os sedimentos. Haverá ainda uma melhoria significativa das condições das estradas vicinais.


O município também irá disponibilizar operadores para a realização das tarefas. A Emater, parceira no programa, irá atuar com a orientação técnica para definir os melhores locais para a construção de barraginhas, caixas secas, `bigodes¿ (dispositivo criado, geralmente de terra da própria estrada, para conduzir as águas superficiais para fora da plataforma das estradas), áreas de contenção nas estradas e colocação de cascalho, quando for preciso.


"Esse é um grande passo para darmos início às ações do Pró-Mananciais. O Programa irá contribuir na recuperação e manutenção dos mananciais, além de aprimorar a relação com a comunidade onde a Copasa está inserida", conta o gerente do Distrito Regional Caratinga, José Augusto Reis.


Além dos técnicos da Companhia, também participaram da reunião representantes do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) de Inhapim e o prefeito do município, Márcio Elias.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade