REVISTA TAE - 48º Congresso da Assemae debaterá saneamento básico do Nordeste

Esta notícia já foi visualizada 155 vezes.

48º Congresso da Assemae debaterá saneamento básico do Nordeste

Data:18/04/2018- Fonte:Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - Assemae

Com o objetivo de mostrar as estratégias para desenvolver o saneamento básico no Nordeste, o 48° Congresso Nacional da Assemae abordará quais são as oportunidades e desafios a serem enfrentados na região.  O tema será discutido durante o segundo painel do evento, dia 29 de maio, a partir das 9h, em Fortaleza (CE).

Sob a coordenação da vice-presidente nacional da Assemae, Luciane Skrebsky de Freitas, o debate deve reunir o chefe de gabinete do Governo Estadual do Ceará, Élcio Batista; o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Antônio Avelino Rocha de Neiva; o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rodrigo Sérgio Dias; a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Patrícia Campos Borja; e o presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), José Yarley de Brito Gonçalves.

Segundo o presidente da Assemae Regional Nordeste IV (CE/RN), Ronaldo Nunes, o evento será importante para ampliar o debate das políticas públicas de saneamento básico, buscando soluções focadas nos problemas do Nordeste. “Teremos a participação dos principais órgãos do setor, em contato direto junto aos municípios. Estou satisfeito com um evento dessa magnitude no meu estado”, acrescenta.  

O Nordeste está entre as regiões com os piores índices de saneamento básico no Brasil. Conforme dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS), a região possui 72,9% de abastecimento de água potável, enquanto apenas 23,8% dos esgotos são coletados. Na prática, o Nordeste tem quase 15 milhões de cidadãos sem acesso à água e mais de 40 milhões sem coleta de esgotos.

Os dados também registram enormes perdas na distribuição de água, chegando a 46,94% no Nordeste. As mais expressivas estão nos estados de Sergipe (60,21%), Maranhão (57,85%), Rio Grande do Norte (53,80%) e Pernambuco (51,89%).


Sobre o evento

O 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, de 27 a 30 de maio. A programação inclui painéis, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos e feira de saneamento básico. São esperados mais de dois mil participantes, com municípios de todas as regiões do Brasil. As inscrições estão abertas pelo site www.assemae.org.br/congressonacional.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade