REVISTA TAE - Sabesp regulariza ligações de água e esgoto na zona leste e mais de 2 mil pessoas são beneficiadas

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Sabesp regulariza ligações de água e esgoto na zona leste e mais de 2 mil pessoas são beneficiadas

Data:26/04/2018- Fonte:Sabesp

Com o objetivo de levar saneamento a áreas carentes, a Sabesp concluiu uma importante obra na comunidade Barbeiro de Sevilha, às margens do Córrego Oratório. Por meio da regularização de 463 ligações de água e 310 de ligações esgoto,  a companhia levou qualidade de vida a mais de duas mil pessoas que vivem na região do Parque São Lucas, na Zona leste.

A ação começou em julho de 2017 quando apenas 247 imóveis da comunidade estavam conectados à rede de água da companhia e 67 tinham seu esgoto coletado. Com a conclusão dos trabalhos, esse número cresceu consideravelmente. No quesito esgoto coletado, por exemplo, o índice subiu de 27% para 67%, permitindo que  42 mil litros de efluentes por ano sejam encaminhados para tratamento na Estação ABC .

"Distribuir água, coletar e tratar esgoto representam a essência da Sabesp e, ao identificar uma comunidade na cidade de São Paulo, em que ainda falta esta infraestrutura é nossa missão buscar soluções técnicas e administrativas para viabilizar a rede para os moradores . Vencidos os desafios, saímos da comunidade com a sensação de dever cumprido", conta Regina Fernandes, gerente comercial da Sabesp no Escritório Regional Ipiranga.

Além dos ganhos em saúde, já que os moradores não irão mais se abastecer clandestinamente e terão seus esgotos afastados e tratados, a obra também traz ganhos importantes para o meio ambiente, evitando que esgoto seja despejado indevidamente no córrego. Outro resultado positivo diz respeito à cidadania. Com as regularizações, os novos clientes passam a ter como comprovar seu endereço por meio da conta de água, o que permite, por exemplo, matricular os filhos na escola. 

"Aqui a gente sempre teve problema com a rede de esgoto que caía sempre dentro do rio. A Sabesp veio, fez um trabalho maravilhoso e a gente está muito satisfeito porque os esgotos estão todos canalizados", conta a moradora Francisca, que vive na comunidade desde 1978. "A comunidade mudou bastante depois que mudaram a rede de esgoto e de água. Agora, todo mundo tem um reloginho [hidrômetro] e, na minha opinião, está bom demais. Não tem mais aquele cheiro que tinha na rua, o esgoto não transborda mais, e é bom para a saúde das crianças", completa o morador Paulo, que reside há 25 anos na comunidade.

Bastidores
Para que uma ação como esta fosse executada, a Sabesp contou com o apoio do seu #timedeespecialistas, entre eles, os técnicos comunitários. Esses profissionais foram os responsáveis por conversar com os moradores durante reuniões para explicar a obra e seus benefícios e tratar de assuntos como a doação de Unidades de Medição de Água, a inserção de todos na tarifa social e a possibilidade de negociação de débitos. O próximo passo, previsto para este mês, é a realização de palestras de educação ambiental para todas as pessoas que vivem na comunidade, além do acompanhamento do consumo.

"Em nossas primeiras visitas, a comunidade ficou desconfiada. Essa barreira foi quebrada graças à nossa experiência e aos benefícios que estamos levando aos moradores, como água tratada, coleta e tratamento de esgotos, além do fato de torná-los clientes da Sabesp. Sem isso, com certeza seria muito difícil a ação de visitas e argumentação juntos aos moradores. Outro ponto de destaque é o esforço da áreas da companhia envolvidas no processo. Essa união foi crucial para a finalização dos trabalhos na comunidade", conta Charles Micheli, técnico comunitário da Sabesp.

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