REVISTA TAE - Caern amplia atendimento de esgoto em Mossoró

Esta notícia já foi visualizada 130 vezes.

Caern amplia atendimento de esgoto em Mossoró

Data:26/04/2018- Fonte:ACS/CAERN

Redação - ACS Caern


ACS/CAERN


Os moradores dos bairros Alto da Conceição (incluindo Alto do Xerém e Lagoa do Mato) e parte do Belo Horizonte receberam comunicados da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) sobre a disponibilidade do serviço de coleta e tratamento de esgoto. A obra realizada pela Prefeitura de Mossoró está sendo colocada em funcionamento pela Caern que opera o esgotamento sanitário na cidade.
 
Serão 2.000 novos imóveis que terão o serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade. A Caern operacionalizou a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) da avenida Cunha da Mota e a mesma será responsável por bombear os efluentes de esgoto até o tratamento nas lagoas do bairro Rincão. Quem receber os comunicados informando sobre a disponibilidade tem a obrigação de providenciar a ligação contratando profissional de sua confiança para canalizar os efluentes do seu coletor interno até a rede de esgoto.
 
É também necessário que as caixas existentes nas calçadas não sejam cobertas por pisos ou cerâmicas permitindo em caso de manutenção o acesso da equipe da Caern. Outras informações podem ser obtidas junto aos escritórios da Caern localizados no Centro, Alto de São Manoel, Santa Delmira e Nova Betânia. O número 115 também está disponível para os clientes da Caern tirarem suas dúvidas.
 
Em fevereiro deste ano, a Caern liberou o esgotamento sanitário para o bairro Abolição III. Até agora, cerca de 700 imóveis já estão cadastrados pela Companhia naquele bairro. O serviço evita a água suja correndo pelas calçadas, o odor desagradável que atrai insetos e roedores. Esgotamento sanitário possui várias vantagens desde a melhoria da saúde das comunidades que passam a ter o serviço, como o respeito ao meio ambiente. Desta forma, os imóveis atendidos com esgoto passam a ser mais valorizados.
 
A Caern ,como empresa pública, presta serviço à Prefeitura de Mossoró, pois tem a concessão do serviço de distribuição de água e esgoto no município. A Prefeitura recebe recursos para execução de obras de esgotamento sanitário, e quando estão conclusas, as obras são entregues à Caern para operação. Em Mossoró, todo o esgoto coletado é tratado em lagoas de estabilização que existem nas Cajazeiras e no Rincão.
 
O saneamento básico é composto por quatro pilares: esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem de águas pluviais e coleta e tratamento de lixo. A Caern é responsável no Estado pelo esgotamento sanitário e abastecimento de água. A água servida gerada nas cidades que possuem sistema de esgotamento sanitário é canalizada e levada para tratamento. O uso de água dentro de casa na cozinha e banheiros é canalizado para a rede de esgoto. A canalização foi projetada para receber apenas os esgotos gerados nos imóveis e não a água de chuva. A água de chuva deve ser canalizada para a rede de drenagem da Prefeitura.
 
Dicas de boa convivência com esgoto

Não jogue restos de alimentos, óleo ou qualquer outro resíduo na pia da cozinha
A pia da cozinha deve estar sempre ligada a uma caixa de gordura para evitar entupimento das tubulações
A caixa de gordura é uma obrigação do consumidor. Mantenha esta caixa fechada e limpe-a regularmente, colocando a gordura acumulada na lixeira
Não jogue absorventes, fraldas, preservativos, ou outro objeto, que possa entupir a tubulação
Para evitar o retorno de gases que podem provocar mau cheiro, use um tubo de ventilação ligado à tubulação do vaso sanitário
Evite plantar árvores próximo a canos e caixas de esgotos porque suas raízes danificam a rede
Não faça ligações clandestinas de esgoto e nem lance água de chuva na tubulação de esgoto.
E ao se deparar com vazamento de esgoto entre em contato com a Caern ligando para o número 115 ou ainda pelo App Caern Mobile (disponível para celular Android)

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade