REVISTA TAE - Cidades e Soluções apresenta reaproveitamento do gás de esgoto como combustível em Franca

Esta notícia já foi visualizada 173 vezes.

Cidades e Soluções apresenta reaproveitamento do gás de esgoto como combustível em Franca

Data:03/05/2018- Fonte:Sabesp

A capital dos calçados também famosa por outro motivo: Franca é a primeira cidade do Brasil a produzir combustível a partir do esgoto.

Cidades e Soluções da GloboNews apresenta reportagem especial com os ganhos ambientais e econômicos do uso do biogás na frota de veículos da companhia. 

No processo, o biogás gerado no tratamento do esgoto passa por um sistema de remoção das impurezas, umidade e aumento da concentração de metano. O resultado é um combustível, o biometano, que será usado no lugar na gasolina, do álcool e do GNV (gás natural veicular). A Estação de Tratamento de Esgotos trata em média 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 Nm³ de biogás por dia, suficiente para substituir 1.500 litros de gasolina comum diariamente.

Os estudos iniciais apontam que a produção do biometano em Franca será capaz de abastecer 200 veículos leves. As estimativas iniciais apontam que o retorno do investimento levará cerca de 7 anos. Mas a economia que será feita com a substituição da gasolina por biometano não é o maior benefício do projeto. Segundo o CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás), o biometano pode reduzir em até 90% as emissões de poluentes em comparação com a gasolina. Seu uso previne, ainda, o lançamento de metano e CO2 na atmosfera, responsáveis pelo aquecimento global.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade