REVISTA TAE - Sistema Ribeirão do Lipa fomenta crescimento de Cuiabá

Esta notícia já foi visualizada 138 vezes.

Sistema Ribeirão do Lipa fomenta crescimento de Cuiabá

Data:09/05/2018- Fonte:www.abconsindcon.com.br

Um marco para o saneamento básico da capital mato-grossense, o Sistema Ribeirão do Lipa de Abastecimento de Água une tecnologia e sustentabilidade para proporcionar a adição de mais água tratada na rede de fornecimento da região que mais recebeu, nos últimos dois anos, solicitações de ligação de água em Cuiabá. A solenidade de entrega da 1ª etapa do sistema contou com a presença de autoridades que reconheceram, publicamente, a importância da conclusão da primeira fase do trabalho para o crescimento e o desenvolvimento de Cuiabá.

“Este é o primeiro passo consistente para a expansão dos serviços de saneamento, valorizando nossa cidade e devolvendo a autoestima de nossos moradores”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na cerimônia realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Ribeirão do Lipa, no dia 3 de maio. As melhorias foram formalmente apresentadas ao Poder Concedente (Prefeitura de Cuiabá), à Agência Reguladora (Arsec), ao Ministério Público Estadual (MPE) e à comunidade.

O projeto desenvolvido no Sistema Ribeirão do Lipa, previsto em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto à Promotoria de Defesa Ambiental de Mato Grosso contemplou a construção de uma nova ETA com a capacidade de tratar 200 litros por segundo, além da expansão da rede de distribuição. O sistema beneficiará 50 mil pessoas em 23 bairros. Até o momento, os investimentos no Sistema Ribeirão do Lipa somam R$ 18,2 milhões. “Nosso trabalho é monitorar todas as obras realizadas e garantir transparência nos investimentos. Atualmente, temos uma empresa comprometida em atender a população”, declarou o promotor de justiça Gerson Barbosa.

A estrutura da ETA inclui novos sistemas de floculação, decantação, filtração, desinfecção, reservação e distribuição. Tudo para garantir a máxima eficiência em cada etapa do processo de tratamento de água. Também foram instalados 8 Km de novas adutoras, que são grandes tubulações de ferro fundido responsáveis por levar a água tratada diretamente das ETAs à rede de distribuição. A nova tubulação de alta qualidade previne rompimentos e eventuais interrupções ao fornecimento de água.

Além da entrega da 1ª Etapa do Sistema de Abastecimento de Água Ribeirão do Lipa, na cerimônia foi apresentado o Plano de Investimentos Águas Cuiabá 300 Anos. Totalizando aporte de R$ 228 milhões no prazo de 20 meses, o plano é respaldado pelo Poder Concedente, Arsec e MPE, trazendo arrojado programa de saneamento básico alicerçado nos pilares preservação ambiental, excelência na prestação de serviços e perenidade empresarial. O plano traz em sua concepção uma visão de desenvolvimento sustentável e gestão sistêmica dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, priorizando ainda mais a preservação dos dois principais mananciais da cidade: os rios Cuiabá e Coxipó.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade