REVISTA TAE - Pró-Mananciais é implementado em mais três cidades do Sul de Minas

Esta notícia já foi visualizada 84 vezes.

Pró-Mananciais é implementado em mais três cidades do Sul de Minas

Data:15/05/2018- Fonte:Copasa

Desenvolvido pela Copasa, o programa realiza ações em 12 cidades na Superintendência de Operação Sul


Em abril de 2018, mais três cidades do Sul de Minas foram contempladas com o Pró-Mananciais: Andradas, Inconfidentes e Botelhos. Lançado em 2017 pela Copasa, o programa busca mobilizar a comunidade local e parceiros estratégicos para proteger e recuperar os mananciais utilizados pela Companhia para abastecimento público.  Até o momento, 109 municípios já foram contemplados. A meta é atingir 161 até o final de 2018.


O Pró-Mananciais promove ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental. O objetivo é envolver a comunidade e sensibilizar parceiros , valorizando o conhecimento e a experiência das comunidades onde é desenvolvido.


Uma ação fundamental do programa em cada localidade é a criação do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), formado por representantes de vários órgãos e segmentos locais. O Colmeia promove discussões sobre as microbacias, elabora o diagnóstico dos mananciais, realiza o planejamento das ações de preservação e acompanha as atividades.


Doze municípios da Superintendência de Operação Sul da empresa já integram o programa: Carmo do Rio Claro, Itaú de Minas, Botelhos, Cássia, Nazareno, Três Corações, São Thomé das Letras, Campanha, Areado, Poço Fundo, Andradas e Inconfidentes. Dentre eles, seis já estão com os Colmeias formados (Areado, Carmo do Rio Claro, Itaú de Minas, Nazareno, São Thomé das Letras e Três Corações).


Preservação e Conscientização

As ações do programa incluem o  cercamento de nascentes; plantio e cercamento de mudas nativas da mata ciliar e construção de bacias de contenção de enxurradas. O Pró-Mananciais é aprovado pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae/MG).

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade