REVISTA TAE - CT Tratamento de Esgotos da ABES apresenta no CONAMA proposta de revisão da resolução que dispõe sobre uso de lodo de esgoto em solos

Esta notícia já foi visualizada 113 vezes.

CT Tratamento de Esgotos da ABES apresenta no CONAMA proposta de revisão da resolução que dispõe sobre uso de lodo de esgoto em solos

Data:21/05/2018- Fonte:ABES

Sueli Melo


Nesta quinta, 17 de maio, o engenheiro Marcelo Miki, Coordenador (adjunto) da Câmara Temática de Tratamento de Esgotos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, participou em Brasília, no Distrito Federal, da 29ª reunião da Câmara Técnica de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos/CTQAGR do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Na ocasião, Miki apresentou a proposta de revisão da Resolução CONAMA 375/2006 para Uso de Lodo de Esgoto em Solos. A engenheira Celia Renno, representante da ABES no conselho e coordenadora (adjunta) da Câmara Temática de Recursos Hídricos da entidade, também esteve presente no encontro.

Esta Proposta foi construída por meio de reuniões realizadas por mais de um ano com um Grupo de Trabalho constituído por técnicos da ABES, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis/UFMG  e outros convidados. 

Nos dias 9 e 10 de maio, a CT Tratamento de Esgotos, em parceria com a ABES-MG o INCT ETEs Sustentáveis, promoveu, em Belo Horizonte/MG, o primeiro seminário sobre o tema (leia aqui).
A Câmara Técnica do CTQAGR, presidida pela Dra. Zilda Veloso do MMA, é composta por 10 conselheiros representantes dos cinco segmentos do CONAMA: governo federal, governos estaduais, governos municipais, entidades empresariais e sociedade civil.

A CTQAGR definiu pela discussão da revisão da Resolução dentro da própria Câmara Técnica que se reunirá mensalmente durante este ano para este fim e
a ABES/CTTE será convidada especial para  participação nestas reuniões.A reunião contou, ainda, com as participações do Prof. César Mota do INCT- ETEs Sustentávei, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e representantes da CAESB, dentre os quais estava o engenheiro Marcio Niemeyer Borges, que representou esta Companhia no Grupo de Trabalho da ABES.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade