REVISTA TAE - ABES presente no 48º Congresso da Assemae, que acontece em Fortaleza, até 30 de maio

Esta notícia já foi visualizada 182 vezes.

ABES presente no 48º Congresso da Assemae, que acontece em Fortaleza, até 30 de maio

Data:30/05/2018- Fonte:ABES

Ana Paula Rogers


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES estará presente no 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, realizado de 27 a 30 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O presidente da ABES-CE, Francisco Humberto Carvalho Jr., representou o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, na abertura do 48° Congresso Nacional de Saneamento do Assemae, que aconteceu nesta segunda, 28 (veja abaixo). O presidente da ABES-AM, Rainier Pedraça de Azevedo também prestigiou a cerimônia. Além da presença na abertura, a Associação terá estande no qual apresentará suas iniciativas, entre elas a UNIABES, a maior plataforma EAD do Brasil de cursos para o Saneamento Ambiental.

Na solenidade, o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, saudou todas as autoridades e demais participantes e destacou a importância do investimento em saneamento no país. O congresso tem como tema central as “Alternativas de financiamentos para o Saneamento público” e os painéis e mesas-redondas do evento procuram debater as possibilidades que levem a universalização do saneamento no país.


Rainier, presidente da ABES-AM, e Humberto, presidente da ABES-CE
Nesta terça-feira, 29, Rainier Azevedo apresentará dois trabalhos técnicos: “Utilização de um filtro artesanal a base de zeólita para remoção de ferro e manganês de água subterrânea na Amazônia” e “Uma abordagem sobre a produção dos resumos executivos publicados nos cadernos de pesquisa em engenharia de saúde pública da Funasa”, instituição de origem do presidente da ABES/AM.

Na quarta, dia 30 de maio, o engenheiro Álvaro José Menezes, diretor nacional da entidade, será um dos palestrantes do terceiro e último painel Congresso da Assemae, que abordará a conjuntura do saneamento básico no Brasil e as propostas de revisão do marco legal do setor. O painel reunirá lideranças das principais entidades que atuam na área de saneamento básico, além de representantes do Governo Federal. “Vou representar o presidente Roberval Tavares de Souza neste painel, no qual teremos a oportunidade de fortalecer as visões, os entendimentos e as posições da ABES em favor da busca pela universalização com eficiência, segurança, custos compatíveis com a realidade e investimentos que representem, de fato, melhoria na qualidade dos serviços de saneamento brasileiros.”

A coordenação do painel será do vice-presidente nacional da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista. Também participam os seguintes especialistas: Martha Seillier (assessora-chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República); Geraldo Melo Correa (secretário substituto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades); Aparecido Hojaij (presidente da Assemae); Roberto Tavares (diretor-presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – Aesbe); e Fernando Alfredo Franco (presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR).

Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, o debate pretende avaliar os avanços e desafios do saneamento básico, buscando soluções para fortalecer os serviços públicos do setor. “Outro ponto alto do painel trará a discussão sobre a revisão da Lei 11.445/2007, anunciada pelo Governo Federal. Entendemos que este processo deve ser realizado com a ampla participação social, respeitando a autonomia e titularidade dos municípios”, acrescenta.

Estande

A ABES também terá um estande na área expositiva do evento. Neste espaço os visitantes poderão conhecer todas as iniciativas da entidade, com destaque para a UNIABES (http://www.uniabes.com.br/), a maior plataforma EAD do Brasil de cursos para o Saneamento Ambiental, que atualmente oferece 14 cursos.

Sobre a ABES

Completando em junho 52 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental –ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

www.abes-dn.org.br

Serviço:

ABES no 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae

Quando: de 27 a 30 de maio – no dia 30 de maio, Álvaro Menezes da Costa integrará o painel “Conjuntura do Saneamento Básico e o Marco legal”

Onde: no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza/CE

 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade