REVISTA TAE - No Dia Mundial do Meio Ambiente Fasam faz balanço de projeto de reaproveitamento de água

Esta notícia já foi visualizada 417 vezes.

No Dia Mundial do Meio Ambiente Fasam faz balanço de projeto de reaproveitamento de água

Data:05/06/2018- Fonte:www.maxpress.com.br

Mais de cinco mil litros de água já foram reaproveitados após aplicação do projeto
 
Como uma das ações do Programa Fasam Sustentável, na base de projetos de sustentabilidade e transformação social da Fasam - Faculdade Sul-Americana, foi realizado, em setembro de 2017, o Concurso Solução Sustentável que contabiliza bons resultados para preservação do meio ambiente, com a aplicação da proposta vencedora.

Já saiu do papel o projeto de reaproveitamento da água de ar-condicionado que garantiu a vitória da estudante de Administração, Thamires Evellyn da Silva Correia, no concurso. Em fevereiro de 2018, a Faculdade implantou o piloto do projeto no prédio do Bloco III. Desde então, o sistema capita a água gerada por 14 máquinas de ar condicionado, que recolhe tudo que chega pelas calhas de chuva para o volume captado ser utilizado nas ações de limpeza e jardinagem.

“Em três meses, já são mais de cinco mil litros de água armazenados e reaproveitados para atividades como limpeza diária da clínica-escola, dos sanitários, da lanchonete, e ainda para o cuidado com o jardim do pátio entre os Blocos I e III”, conta o gerente de Serviços da Fasam, Eduardo de Jesus.

Sobre o projeto piloto
A Faculdade pretende ampliar o projeto ainda este ano, após a fase de testes, passando o sistema de 14 para o total de 38 máquinas de ar condicionado que integram o prédio do Bloco III. “Por ser um piloto, o processo será readaptado de acordo com as necessidades que estão sendo levantadas nos testes. Nosso objetivo é conseguir reaproveitar a água das máquinas de ar condicionado de todos os prédios da instituição”, afirma Eduardo. Para realização do sistema de captação de água, a Fasam conta com o apoio da empresa Acionar Serviços.

Sobre o Programa Fasam Sustentável
Em 2017, a Fasam firmou o compromisso de seguir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU até 2030. Assim, lançou um conjunto de ações com a marca Fasam Sustentável visando a sensibilização, conhecimento e engajamento dos públicos de interesse, na macro causa do desenvolvimento sustentável. Entre essas ações, o Concurso Solução Sustentável teve como tema “Um olhar da sustentabilidade: educar”. A aluna vencedora, Thamires Evellyn da Silva Correia, recebeu uma motocicleta Honda Biz, 0 km, das mãos do diretor-administrativo da Fasam, Ítalo Oliveira Castro e teve sua ideia realizada.

A Política de Sustentabilidade da Fasam extrapola as atividades acadêmicas que propiciem a educação ambiental, bem como a formação do pensamento crítico com relação à qualidade de vida das pessoas. A instituição se propõe a incluir a sustentabilidade como pilar de gestão, assumindo a importância do ensino superior para novas práticas sustentáveis. Considera tal política também como uma relevante ferramenta de construção de integração social, capaz de fornecer infraestrutura e incentivar programas e iniciativas socioambientais.

 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade