REVISTA TAE - Invepar consegue reduzir volume de emissões e uso de água

Esta notícia já foi visualizada 97 vezes.

Invepar consegue reduzir volume de emissões e uso de água

Data:06/06/2018- Fonte:Envolverde

Julio Ottoboni

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, tem como objetivo alertar sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Atenta à sua responsabilidade como signatária do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), a Invepar atua para cumprir o seu papel como empresa sustentável e amiga do meio ambiente. Por isso, entre 2016 e 2017, o grupo Invepar conseguiu reduzir em 30,6% as emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE).

Esse resultado se deu, principalmente, pela queda do desmatamento no entorno da Via 040, pela diminuição de combustíveis fósseis como gasolina e diesel na frota de quatro rodovias: a CART, rodovia Auto Raposo Tavares, em São Paulo, a LAMSA, concessionária que administra a Linha Amarela, no Rio de Janeiro, a CLN, a Concessionária Litoral Norte, na Bahia, e a Via040, entre Minas Gerais e Distrito Federal. A queda ocorreu também pela redução das emissões de gases de efeito estufa associadas ao uso do gás SF6, usado pelo MetrôRio como gás isolante nas subestações de energia. As emissões diretas são as de responsabilidade da própria empresa, como as que acontecem a partir do uso de combustíveis fósseis na frota e do escapamento de gases em equipamentos de refrigeração e transformadores elétricos, por exemplo.

Além disso, a água, considerada um dos recursos mais preciosos e outro indicador importante na preservação do meio ambiente, é uma das prioridades no trabalho voltado ao meio ambiente na Invepar. Em três anos, o grupo reduziu em 16% o consumo em suas empresas.

Parte do trabalho é feito a partir do reuso de água. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, o sistema de reuso de água no Terminal 3 garante que a água proveniente de torneiras e chuveiros sejam usadas depois em vasos sanitários e no sistema de refrigeração. Lá, a redução no consumo foi de 20%, totalizando mais de 56,8 milhões de litros, de 2014 a 2017. Já no MetrôRio, a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais e Esgoto garante a limpeza da água utilizada para que ela tenha um segundo uso. Apenas no primeiro trimestre de 2018, 99,69% da água consumida no Centro de Manutenção foi reutilizada. Essa água tratada é posteriormente empregada na lavagem de vias e de peças nas oficinas do Centro de Manutenção.

Outro importante trabalho no grupo é o gerenciamento dos resíduos da operação do MetrôRio, como resíduos têxteis, papelão, plástico, lâmpadas e baterias, por exemplo. Por ano, a empresa gera uma receita de cerca de R$250 mil com a venda desse material.

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Invepar vai fazer uma série de posts nas redes sociais de suas empresas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o consumo consciente. Com foco no uso excessivo de plástico, as mensagens serão para esclarecer sobre os impactos ambientais de sua utilização excessiva e sugerindo o uso de outros materiais. A ideia é fazer com que a população repense seus hábitos de consumo, tentando sempre reduzir, reutilizar e reciclar o plástico.  

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade