REVISTA TAE - Celulose Irani lança Relatório de Sustentabilidade 2017 no Dia Mundial do Meio Ambiente

Esta notícia já foi visualizada 91 vezes.

Celulose Irani lança Relatório de Sustentabilidade 2017 no Dia Mundial do Meio Ambiente

Data:07/06/2018- Fonte:Assessoria de imprensa

Revisão do planejamento estratégico e a performance econômico-financeira e socioambiental são destaques da publicação

 

A Celulose Irani lançou, no dia Mundial do Meio Ambiente (5), o Relatório de Sustentabilidade 2017. Entre os principais destaques estão o processo de revisão de planejamento estratégico da companhia, o desenvolvimento de equipes de alta performance e suas práticas socioambientais.

 

“O tema do relatório deste ano “Abraçando o Futuro” revela de forma inequívoca o entusiasmo e o protagonismo que desejamos ter nos próximos anos”, afirma Sérgio Luiz Cotrim Ribas, presidente da Irani.

 

Envolvendo mais de 100 pessoas, a revisão do planejamento estratégico para o ciclo 2018-2027 estruturou um plano para fortalecer o posicionamento da companhia e construir o futuro com foco na rentabilização da atual plataforma de negócios.

 

Um Programa de Integridade aderente à intenção estratégica foi lançado no último ano, reafirmando a necessidade do cumprimento das normas inseridas no Código de Conduta Ética da Irani, incluindo aspectos de conflito de interesses, das legislações e regulamentações aplicáveis como o Decreto nº 8420/15, que regulamenta a Lei Anticorrupção, reunindo diretrizes para a condução das atividades da Diretoria e de todos os colaboradores, fornecedores e associações autorizadas a representá-la.

 

Instigada a buscar excelência em tudo o que faz, com ética e transparência, fortalecendo a cultura da inovação, do aprendizado e da melhoria contínua, a Irani foi reconhecida, em 2017, com o troféu Bronze do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e Diamante do Prêmio Catarinense da Excelência, ambos em atenção à metodologia do MEG®.

 

O desenvolvimento de equipes de alta performance se organiza em cinco programas estruturantes (Gera, Cresce, Cuida, Motiva e Supera) e contribui para a construção de um clima organizacional diferenciado. Só em 2017, foram investidos mais de R$ 1,2 milhão em ações de capacitação, desenvolvimento e concessão de subsídios para educação; mais de R$ 30 milhões em benefícios e R$ 5,7 milhões em forma de participação de resultados. Este aparato de ações e uma gestão com olhar ampliado para as pessoas refletiram em conquistas inéditas da companhia, que passou a figurar no ranking das melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

 

As práticas socioambientais continuam em evidência. Em 2017, foram investidos R$ 355 mil em projetos sociais e mais de R$ 527 mil em projetos e ações ambientais, com destaques para o conjunto de iniciativas guiadas pelo conceito de economia circular, alinhado e incentivado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei nº 12.305/10).

 

Com o Projeto Simplifique, a companhia também vem se preparando para atualização da base tecnológica de seus negócios a partir da implantação do SAP, o ERP mais utilizado pelas maiores e melhores empresas do mundo, com o intuito de capturar ganhos em termos de eficiência operacional e financeira, competitividade e segurança da informação.

 

A receita líquida cresceu 10,6 % em relação a 2016 e atingiu R$ 859,2 milhões, refletindo a melhor performance da receita no mercado interno, principalmente do segmento embalagem de papelão ondulado. O resultado líquido foi negativo em R$ 108,2 milhões em 2017 frente aos R$ 10,8 mil negativos em 2016, impactado pela variação negativa do valor justo dos ativos biológicos, o reconhecimento de provisões tributárias e de perdas com recebimento de créditos não recorrentes e ao não reconhecimento dos impostos e contribuições ativos sobre prejuízo fiscal do exercício.

 

Para os próximos 10 anos, a Irani reafirma sua convicção de “construir relações de valor”, com o claro objetivo de buscar retorno financeiro acima do custo de capital, gerando valor para os acionistas e reforçando as melhorias em clima organizacional e aspectos que consolidem a sua cultura em saúde e segurança. A empresa também assume um compromisso cada vez maior com a sua intenção estratégica de fortalecer o posicionamento mercadológico, por meio de ofertas de valor com foco do cliente.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade